Olimpia 24 Horas

VEREADOR: Em 6 meses, vereador Flávio Olmos apresenta mais de 250 proposições

Postado em: 11/07/2017 Julião Pitbull

Com objetivo de dar transparência ao seu mandato, o vereador Flávio Olmos (DEM), um dos mais atuantes nos últimos anos, procurou este jornalista para divulgar o balanço das atividades parlamentares desenvolvidas nos primeiros seis meses como vereador.


Vereador olimpiense Flavinho Olmos, eleito com 838 votos na última eleição.

O mandato Legislativo Municipal teve início dia 6 de fevereiro deste ano (2017) com a realização da primeira sessão ordinária na Câmara Municipal de Olímpia, mas desde janeiro o vereador Flávio já atuava visitando bairros e lideranças comunitárias para obter informações da população sobre serviços essenciais e a partir disso organizar seu mandato.
 

Indicações
O resultado deste trabalho visitando bairros, ouvindo pessoas nas ruas é traduzido em números expressivos. O vereador encaminhou à Prefeitura de Olímpia, nada mais, nada menos do que 156 indicações solicitando melhorias como serviços de tapa-buraco, limpeza de ruas e praças, troca de lâmpadas, instalação de sinalização, redutores de velocidade e cobertura de ponto de ônibus, dentre outros.


Vereador atende a população, anda pelas ruas e se faz presente em todos os bairros da cidade.

O vereador faz um balanço positivo do trabalho desenvolvido por ele e sua equipe ao longo desses primeiros seis meses. “Nós somos apenas uma ponte entre população e prefeitura e a nossa função é legislar. O vereador não tem o poder de fazer uma obra de melhoria, mas pode indicar e apontar os problemas ao prefeito ”, disse Flávio Olmos, que concluiu dizendo que “muitas das nossas indicações já foram atendidas e agradecemos por isso, e continuamos cobrando para que outros pedidos também sejam atendidos pelo Executivo Municipal”.


Requerimentos
Outro instrumento bastante utilizado pelo vereador são os Requerimentos. Foram 82 apresentados no total. A grande maioria solicitando verbas e recursos para deputados estaduais e federais. O vereador Flávio se diz bastante otimista em conseguir verbas para Olímpia. “Estive em São Paulo algumas vezes neste ano, fiz contatos com diversos parlamentares e em breve teremos notícias boas. Nosso trabalho e nossa luta dará bons frutos”, disse o sempre entusiasmado Olmos.


Deputado Rodrigo Garcia, o mais votado nas últimas três eleições em Olímpia, é um dos maiores incentivadores do jovem vereador olimpiense, além de fazer parte do Democratas, mesmo partido de Flávio Olmos.

Dentre as principais atribuições do vereador está o ato de fiscalizar o prefeito. Neste sentido, pensando sempre em estar ao lado do povo, o vereador Flávio apresentou dezenas de requerimentos pedindo explicações aos órgãos públicos municipais, como Daemo e Prodem, por exemplo.
 

Diário Oficial Eletrônico
Dentre os pedidos do vereador Flávio Olmos atendidos pelo Executivo, está a criação do Diário Oficial Eletrônico. Segundo ele, desde o início do ano foram apresentadas Indicações e Requerimentos neste sentido e esta medida vai gerar uma grande economia ao município.

“O termino da Imprensa Oficial de papel irá gerar uma economia de aproximadamente R$ 500 mil (meio milhão de reais) durante o mandato do prefeito. Com esse dinheiro economizado, acreditamos que possa ser construída uma nova creche ou um novo postinho de saúde, por exemplo”, disse o vereador comemorando ter a sua ideia atendida.



Ideia do vereador Flávio Olmos foi implementada pela Prefeitura de Olímpia, gerando uma grande economia...

 

Projetos de Lei
Até momento o vereador Flávio Olmos apresentou 10 projetos de lei, além de 3 emendas. Muitos já estão tramitando na Câmara e outros ainda serão discutidos em breve. O Projeto que mais agradou a população e mais polêmico deles, segundo Flavio, "é a Proibição do Vereador virar Secretário Municipal". Segundo Flávio, "a ideia surgiu durante a campanha eleitoral, sendo um pedido dos eleitores e por isso nós abraçamos a ideia".

Flavio explica melhor seu Projeto de Lei. “Entendemos que o vereador foi eleito para ser vereador e não secretário. A partir do momento que o cidadão vota em determinado vereador e ele deixa a cadeira para ser secretário, aquele cidadão perde o seu voto e fica sem representatividade na Câmara. Tanto que se a gente sair na rua e fazer uma pesquisa 99% da população aprova a ideia”, disse o vereador. O projeto que já conta com a assinatura de outros seis vereadores, ainda está em tramitação na Câmara, podendo ser ou não votado em breve, depende do andamento dos trabalhos legislativos.


Projeto do vereador foi bastante elogiado e conta com total aprovação da população.

 

Ficha Limpa Municipal
Outro projeto de autoria do vereador Flávio Olmos, desta vez em parceria com o vereador Fernandinho Silva (PSD), é a criação do “Ficha Limpa Municipal”, que também está em tramitação na Câmara e deverá retornar para a pauta nas próximas sessões.

Segundo disse Flávio “já existe um ficha limpa para políticos como deputados, prefeitos e vereadores”. A ideia, segundo ele, é implementar também com Secretários Municipais. “Acredito que iniciativas como esta, que trazem bons princípios para a administração pública, devem ser implementadas também com servidores comissionados, que, muitas vezes, tem a caneta na mão”, defende o vereador.


Projeto de Flávio Olmos visa acabar com "fichas sujas" também nas Secretarias municipais.

 

Corte de Água em Finais de Semana
Também de autoria de Flávio Olmos e já aprovado por unanimidade por todos os vereadores de Olímpia, é o projeto de lei que proíbe o corte do serviço de fornecimento de água no município de Olímpia em vésperas de finais de semana e feriados.

“A agua é um bem essencial para a vida e a vida está acima de tudo. As famílias precisam da água para beber, para fazer comida e para a higiene pessoal. Se o corte é feito na sexta-feira a tarde ou na véspera de feriado, por exemplo, e o Daemo não trabalha nos dias seguintes, a família fica três, quatro dias sem fornecimento água, mesmo que a conta tenha sido paga imediatamente após o corte. Acho uma injustiça muito grande e que precisa ser corrigida, daí o nosso projeto de lei”, comentou o vereador. O projeto vetado pelo prefeito voltará para discussão na Câmara em breve. 


Proposta em tramitação proíbe corte de água em vésperas de finais de semana e feriados.

 

Fogos de Artifício em Eventos Oficiais
Para proteger idosos, crianças e animais, o vereador Flávio Olmos também apresentou Projeto de Lei que visa proibir a utilização de fogos de artifício com estampido, que são aqueles com barulho usados apenas em eventos públicos. O vereador deixa claro que "esta lei, caso seja sancionada, não atingirá fogos utilizados por pessoas em eventos particulares".

A proposta foi deliberada e chegou a entrar em 1ª votação na Câmara, mas precisou ser retirada por Flávio já que apenas o vereador Antônio Delomodarme, Niquinha (PT do B) seria favorável ao lado do autor. Segundo comentou Flávio, "o projeto está sendo melhor estudado para talvez ser apresentado em breve. Ainda não desisti do projeto”, disse o jovem vereador.


Proibição de fogos de artifício em "Eventos públicos" não teve o apoio necessário para passar na Câmara. O projeto contou com o apoio apenas do vereador Niquinha.

 

Identificação dos Veículos Oficiais
Outra luta do vereador é a Identificação dos Veículos Oficiais, da Prefeitura e da Câmara Municipal. Segundo Flávio muitos veículos oficiais não eram identificados e nem contavam com placas oficiais. Diante disso foi apresentado pelo vereador outro Projeto de Lei, que torna obrigatória a identificação dos veículos oficiais, máquinas e equipamentos dos Poderes Executivos e Legislativos do Município de Olímpia.

O projeto não teve parecer favorável das comissões na Câmara, porém Flávio fez o pedido pessoalmente ao prefeito Fernando Cunha, que se comprometeu a fazer a identificação dos veículos. Passados seis meses, Flávio comemorou o fato de ter o pedido atendido, já que o prefeito iniciou a identificação e padronização, conforme prometera, de todos os veículos. “Fico feliz por ter mais um pedido nosso atendido”, disse o vereador. “Era inadmissível um secretário, por exemplo, usar um veículo oficial as vezes até para passear e fazer o uso particular, sem que a população soubesse que aquele veículo se tratasse de patrimônio público. Agora isso acabou com as medidas tomadas pelo prefeito” finalizou Flávio.
 

Presidência da Comissão de Justiça e Redação
No início do mandato o vereador Flávio Olmos foi escolhido para ser o presidente da Comissão de Justiça e Redação Final da Câmara Municipal. Mesmo sendo seu primeiro mandato, o jovem Flávio vem mostrando maturidade e passou a organizar agendas semanais com os demais membros, tendo seu trabalho reconhecido pelos parlamentares ao ser escolhido para presidí-la nos próximos dois anos.


Trabalho do vereador Flavinho tem sido bastante elogiado pela população e pelos colegas vereadores.

Em apenas seis meses, a comissão já se reuniu diversas vezes para analisar projetos do Legislativo e Executivo. Para o vereador, a honra e a capacidade dos membros da comissão, sem dúvida, merece destaque. “Analisamos diversos projetos, muitos do Executivo, sempre de forma técnica e imparcial. O que nós desejamos é transformar essa importante comissão, não só em um mecanismo interno da Câmara, mas que funcione como uma ferramenta para toda população olimpiense”.
 

Interatividade na Internet
Entre as novidades do mandato do vereador Flávio Olmos está o uso diário das redes sociais como ferramentas de interação com população. Por meio do seu site oficial e de sua página no Facebook, o vereador tem recebido muitos pedidos de indicações, assim como sugestões de projetos de lei.

Tanto que criou a ferramenta “Gabinete Virtual”, que é uma extensão do Gabinete do Vereador na Câmara de Olímpia-SP. É mais um canal de contato com o cidadão para receber reclamações, pedido de providências, sugestões de projetos e outras solicitações.


Semanalmente Flávio Olmos tem divulgado pela internet e convidado a população para as sessões da Câmara.

“Acredito que hoje, na era da tecnologia, onde as pessoas tem cada vez menos tempo, a internet é uma excelente ferramenta de contato. Por isso colocamos esta ideia em prática. Tem sido fundamental para nos manter constantemente atualizado sobre os problemas de Olímpia e a opinião de cada cidadão olimpiense, pois mesmo visitando os bairros da nossa cidade diariamente não conseguimos estar em todos os lugares, e a internet ajuda muito”, nos contou o vereador.
 

Presença nos Bairros
Flávio Olmos também se destaca ao estar presente em todos os cantos da cidade, percorrendo os bairros mais afastados. “Andei bastante pelos bairros da cidade nestes primeiros seis meses de mandato. Temos que estar pelas ruas e ouvir as reivindicações das pessoas nos bairros, suas necessidades. Ser a voz do povo nas reivindicações. Não conseguimos tudo, mas aquilo que for possível, temos que ouvir a sociedade e trabalhar bastante”, destaca Flavinho.


Mostrando que continua a mesma pessoa simples e humilde, Flávio nunca deixa de ouvir a população, independente da classe social. "Todos merecem o nosso respeito e consideração" garante Flavio

“Além disso, andando pela cidade, são inúmeros os pedidos que temos para fazer e melhorar a realidade para o cidadão olimpiense. Por onde passo vejo algo que pode ser melhorado”, analisa o vereador.

Flávio contou que tem percorrido várias escolas e bairros da cidade, procurando ouvir as pessoas no que ele poderia ajudar como vereador. “Tem pessoas, que dizem nunca ter recebido uma visita de um vereador eleito, para o meu espanto. Tenho orgulho disso”, disse.

 

Sempre ao lado do povo
Pra encerrar, o vereador Flávio Olmos mandou um recado à população dizendo que sempre votará os projetos na Câmara em benefício do povo e de seus eleitores. “Vou apoiar todos os projetos bons e serei contrário aos projetos que forem ruins para a população. O importante é ser livre para analisar os projetos sem dever nada a ninguém", finalizou o vereador afirmando ainda que a população pode contar com ele, pois “sempre estará ao lado do povo” em todas as votações na Câmara.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais