Olimpia 24 Horas

VENDA DE VEÍCULO USADO - Saiba como manter seu carro valorizado

Postado em: 21/03/2018

Crédito: Freepik

Ter um carro é o sonho de todos os brasileiros. Ele traz liberdade, conforto e facilita a vida economizando horas que passaríamos no transporte público. E o que as famílias mais buscam é um veículo que proporcione bem-estar, por isso a necessidade de trocar o carro de tempos em tempos. Mas você sabe como vender o seu veículo usado? O que está fazendo para manter o carro valorizado? Confira essas dicas no texto de hoje e prepare-se para fazer bons negócios.

7 cuidados para manter seu carro conservado


Crédito: Freepik

Não é porque um carro é velho que ele precisa estar aos pedaços, não é mesmo? Para comercializar um carro usado, você precisa ter certeza que o seu veículo está em perfeito estado. Por isso trouxemos algumas dicas para você cuidar do seu automóvel e ter certeza que ele vai ser valorizado futuramente na hora da venda.

  1. Revisões: para óbvio, mas nem todas as pessoas realizam a revisão obrigatória anual. Ela é essencial para garantir o perfeito funcionamento de todos os acessórios e maquinários do veículo, assim como identificar com antecedência o desgaste de peças ou problemas mais graves que o carro possa ter. Por isso não marque bobeira! Se você possui um Prisma usado, por exemplo, procure a sua concessionária ou uma loja de confiança para realizar o serviço.
  2. Fique de olho no motor: o motor é o coração do seu veículo e por isso você deve estar sempre de olho. Repare se o carro está funcionando corretamente, se não está engasgando ou fazendo barulhos estranhos. Assim como no corpo humano, qualquer anormalidade pode indicar um defeito. Fique atento!
  3. Trocar o óleo é essencial: este é um dos pontos cruciais para quem tem veículos e o mais esquecido. O óleo é responsável por lubrificar as peças, ajudando a limpar o motor e eliminar impurezas. O recomendado pelos especialistas é fazer a troca a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
  4. Limpeza: com que frequência você tem limpado o seu carro? Está lavando por fora e por dentro? Lavando os tapetes? Esfregando os carpetes e retirando manchas que caem nele? Limpar o carro vai muito além de passar uma água no vidro da frente. A limpeza é essencial para conservar também sua parte estética, tanto por dentro quanto por fora. Só lembre-se de usar produtos apropriados para cada área, se não você pode acabar prejudicando invés de ajudar.
  5. Freio : um problema no freio pode causar sérios acidentes. Imagina você andando em uma estrada com seu Sandero usado em uma estrada e seu freio simplesmente começa a falhar? Nestes casos, é importante parar o veículo imediatamente e chamar ajuda do seguro ou um profissional. Qualquer barulho estranho deve ser motivo de atenção.
  6. Pintura: a pintura é primordial num carro. Ela é o primeiro contato do possível comprador com o carro usado. Imagina só ter um carro com a pintura manchada ou descascando. Quem é que vai se interessar em comprar? Por isso evite a exposição ao sol e faça a repintura quando necessário.
  7. Peças e acessórios: só compre peças e acessórios de empresas certificadas e de confiança. Escolher uma empresa mais barata sem conhecer pode ser um tiro no pé e muitas vezes o barato sai caro. Sem falar que a economia agora pode trazer mais problemas para o seu carro, comprometendo a vida útil de outras peças.

Posso fazer a manutenção do carro em qualquer lugar?

Crédito: Freepik

Esta é uma situação bem delicada. Muitas empresas atuam sem ter experiência e preparo, o que pode causar mais prejuízos para você. Imagine a seguinte situação: você leva seu Chevrolet Onix usado para um polimento externo e a pintura volta manchada. Quem é que paga pelo prejuízo? Então, para que você evite esses problemas, listamos algumas dicas para você encontrar uma empresa de confiança para fazer a manutenção do automóvel.

  • Procure empresas regularizadas com cnpj e descritivo das atividades. Uma empresa que presta um serviço de qualidade cumpre todas as diretrizes da lei e não deve ter nada irregular. Desconfie de um lugar que omite informações.
  • Busque referências com amigos ou na concessionária de sua preferência. Com certeza você tem algum amigo de confiança que pode te dar uma boa dica. Peça recomendações e busque saber sobre os serviços realizados.
  • Antes de fechar negócio, visite o local pelo menos de 2 a 3 vezes para conhecer o trabalho. Conhecendo a rotina e os profissionais, você começa a entender o funcionamento do local e identificando qualidades (ou defeitos) do trabalho prestado.
  • Para conhecer o profissionalismo do estabelecimento, comece com pequenos serviços. Não adianta fechar uma revisão completa se você não conhece o local e os profissionais, não é mesmo? Por esse motivo a dica é fazer pequenos reparos e avaliar a qualidade do serviço. Se você gostar, pode aumentar aos poucos a confiança no local.
  • Faça orçamentos em vários lugares e tire uma média do valor. Preço baixo não significa ser ruim e preço alto não significa o melhor serviço. Por isso, avalie vários fatores e não só o preço. Encontre um ponto de equilíbrio.
  • Faça uma busca nas redes sociais e sites de reclamação. Avalie se a empresa possui mais reclamações positivas do que negativas.
  • Para carros, o cuidado é redobrado! Se a sua ideia é vender futuramente por um bom valor, você terá que investir em manutenção agora e prevenir problemas mais graves. Procure não deixar o carro na rua, por exemplo, assim evita roubos e riscos na lataria.

E aí, você está preparado para manter o seu carro valorizado e recuperar um bom valor na hora da venda? Com um pouco de cuidado e atenção, seu veículo pode permanecer novo por bastante tempo e depois ser útil para outra família. E agora que você está bem informado, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais com seus amigos. E não se esqueça de deixar o seu comentário no campo abaixo. Queremos saber como você cuida do seu veículo usado e o que está fazendo para que ele tenha uma boa durabilidade.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais