Olimpia 24 Horas

VACINA CONTRA A GRIPE - Ministério da Saúde suspende Dia D e altera 3ª fase da Campanha

Postado em: 05/05/2020

Em virtude da situação de pandemia da Covid-19 em todo o país, o Ministério da Saúde fez alterações no calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Uma delas é o cancelamento do chamado “Dia D” de mobilização, que estava programado para este sábado, dia 09 de maio.

A medida foi tomada pelo fato de que a data, normalmente, busca incentivar uma procura maior pela imunização, podendo causar aglomerações, o que justamente está sendo contraindicado neste momento. As modificações foram comunicadas à secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, nesta terça-feira (05), por meio de ofício do Ministério da Saúde.

Outra mudança foi com relação ao início e realização da 3ª fase da campanha também prevista para começar neste sábado (09) e se encerrar no dia 16. Agora, com as alterações, a próxima etapa será iniciada na segunda-feira, dia 11 de maio, com término prorrogado para 05 de junho, e será dividida em duas partes.

Dessa forma, de 11 a 17 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias de pós-parto). Já de 18 de maio a 05 de junho, será a vez de vacinar adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Segundo a secretaria de Saúde, em Olímpia, campanha já imunizou 12.188 pessoas que compõem os grupos prioritários, o que representa 61,30% do público-alvo. Vale ressaltar que a vacina não protege contra o Coronavírus e que os grupos a serem imunizados são definidos pelo Ministério da Saúde.

Nesta semana, a vacinação continuará apenas na Escola Estadual Dr. Antônio Augusto Reis Neves e em frente às unidades de saúde dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu.

A partir do dia 11 de maio, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade serão vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde, enquanto as demais pessoas do público-alvo devem se dirigir à Escola Reis Neves ou às UBSF de Baguaçu e Ribeiro dos Santos. Caso haja aumento na procura e seja necessário, novos postos de vacinação serão reabertos e o sistema drive-thru será reativado. 

A Saúde orienta os moradores dos grupos contemplados a utilizarem máscaras ao procurar os locais de vacinação para reforçar a proteção. Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato pelo telefone (17) 3279-1400

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais