Olimpia 24 Horas

VACINA CONTRA A GRIPE começa segunda-feira (23) para idosos e profissionais da Saúde

Postado em: 18/04/2018

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de abril, a Estância Turística de Olímpia iniciará a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e, seguindo orientação do Ministério da Saúde, pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da Saúde serão os primeiros integrantes do grupo de risco a serem imunizados.

A segmentação da Campanha, este ano, se faz necessária devido a uma instrução normativa do Ministério da Saúde, na qual a vacina contra a gripe será entregue ao Estado em quatro parcelas e, assim, distribuída aos municípios.

Dessa forma, os grupos serão divididos, sendo que a partir de 23 de abril, podem receber as doses idosos e profissionais da saúde; a partir do dia 2 de maio, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas. A partir de 9 de maio, as doses serão aplicadas em portadores de doenças crônicas, com morbidades e em professores da rede pública e privada .

Segundo a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia a meta é atingir 90% de cobertura vacinal. No ano passado, segundo dados do setor de Vigilância Epidemiológica, foram imunizadas 11.828 pessoas, registrando uma cobertura de 86,85%.

A imunização será realizada até o dia 1º de junho, sendo que o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza Tipo B.

Os moradores pertencentes aos grupos de riscos devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, conforme o calendário descrito, com a caderneta de vacinação em mãos para receber a dose. Caso sejam pacientes com doenças crônicas/ morbidades, é preciso apresentar nas UBS a receita com indicações. Ao apresentar a caderneta de vacinação, caso alguma dose esteja em atraso será realizada ainda a atualização vacinal.

Além do atendimento normal, a Saúde promoverá no dia 12 de maio (sábado), das 8h às 17h, o Dia D, destinado a todo público-alvo. Neste dia, estarão abertas as UBS Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José); Dr. Waldomiro Paiva Luz (Cohab II); Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo); Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Santa Ifigênia); CRI – Centro de Referência do Idoso (Centro); e Ambulatório de Referência e Especialidades – ARE (Postão).

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a vacina além de proteger contra a Influenza, também diminui o número de internações. Dados mostram que as taxas de hospitalização em crianças menores de cinco anos diminuíram significativamente após a implantação da vacina. Além disso, em população não vacinada, a maioria das mortes por influenza é registrada em idosos.

“Todos os anos, durante a campanha de vacinação contra a gripe, há boatos e inverdades de que ao receber a dose o paciente ficará doente. Estes comentários acabam desestimulando pacientes a procurarem as UBS. Porém, é preciso salientar que a vacina é composta por cepas virais inativadas e, por serem inativadas, não causarão gripe”, explica o secretário.

Em caso de dúvidas, o morador deve procurar um profissional da saúde ou entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais