Olimpia 24 Horas

UNIFEB-Workshop dos Projetos Integradores das Engenharias e Exatas apresenta ideias dos alunos

Postado em: 27/06/2022

Todos os trabalhos passaram por bancas avaliadoras a fim de prestigiar o empenho e dedicação dos alunos 

Barretos, 27 de junho de 2022 - O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu o Workshop dos Projetos Integradores das Engenharias e Exatas. A primeira apresentação aconteceu no último dia 20/06 e, em função do grande número de trabalhos inscritos, uma segunda rodada foi realizada nesta sexta-feira (24/06). 
 
O evento teve o objetivo de apresentar em formato de banner e projeto físico os trabalhos desenvolvidos durante o semestre pelos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, nas disciplinas de Projeto Integrador. “Todos os trabalhos passaram por bancas avaliadoras a fim de prestigiar o empenho e dedicação de nossos alunos no desenvolvimento dos projetos integradores”, explicou o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção, Prof. Me. Gabriel Inácio Pontin.

 
De acordo com Pontin, foram apresentados vários trabalhos na área de inovação, aplicando conceitos das disciplinas para execução dos projetos, com destaque para os sistemas computacionais aplicados na engenharia, por meio de sensoriamento dos elementos, além de projetos de empresas focados no design thinking e na área de drenagem. “O evento busca trazer a visibilidade dos trabalhos executados pelos alunos durante o semestre, além da integração entre os cursos e áreas de atuação. É um momento de bastante troca de informações e interação, sempre muito importante, principalmente voltando de um contexto pandêmico na qual essa interação não era possível”, destacou. 

Segundo o coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Prof. Me. Ricardo Paganelli de Lima, esses projetos são muito importantes na formação do perfil dos profissionais que estão sendo preparados para o mercado de trabalho. “Os alunos aprendem a trabalhar em equipe, a ter disciplinas projetuais, criatividade, boa escrita, entre outras características importantes para se destacarem entre os demais profissionais. Durante o desenvolvimento dos trabalhos, os alunos começam a entender suas aptidões profissionais e a focar em suas características pessoais (liderança, operacional, projetista, etc.)", ressaltou. 

Em relação aos projetos apresentados, Paganelli afirma que de uma forma geral, todos os trabalhos buscam inovações e tecnologias para melhoria dos processos construtivos e possibilidades de novos produtos para o mercado, aguçando o espírito de pesquisador e empreendedor. “O resultado não poderia ser menos que surpreendente, porque os alunos realmente se dedicam muito”, disse. 

Para o coordenador da Área de Engenharia e Exatas do UNIFEB, Prof. Dr. Giovanni César dos Santos, os projetos integradores ao longo dos anos têm permitido aos alunos excelentes oportunidade de colocarem em prática muitos dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas, além de favorecer o trabalho em equipe e de explorar toda a criatividade dos acadêmicos na solução de problemas ou mesmo na inovação de tecnologias. “Esse Workshop é um evento de extensão universitária que visa à complementação da formação do aluno, tendo como objetivo possibilitar que acadêmicos, professores e pesquisadores promovam a disseminação de projetos de temas pertinentes à área, bem como tenham maior proximidade com novos assuntos e tecnologias. Outro ponto positivo é o fortalecimento da área de Engenharia do UNIFEB em favor do aprimoramento da formação dos estudantes, na medida em que possibilita maior interação e debates de temas de relevância acadêmica e social, ampliando a visão do aluno, não apenas técnica, mas também como cidadão, além de enriquecer seus conhecimentos a partir da interação com as diferentes áreas do estudo.”, finalizou. 

Participaram dos eventos todos os termos (1°, 3°, 5°, 7° e 9°) dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. 

Outras informações podem ser obtidas pelo site do UNIFEB e aproveite para seguir o Centro Universitário pelas redes sociais:                                   

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais