Olimpia 24 Horas

UNIFEB inaugura Laboratório de Química Ambiental para incentivar alunos na iniciação científica

Postado em: 13/12/2021

O LQA também pode atuar na área de monitoramento ambiental em parceria com o LEEA (Laboratório de Ecotoxicologia e Eficácia dos Agrotóxicos) 

Barretos, 13 de dezembro de 2021 - Com o objetivo de incentivar os alunos na iniciação científica, o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) implantou o LQA (Laboratório de Química Ambiental), coordenado pela Profa. Dra. Nathalia Garlich, que leciona no curso de Agronomia. 

Além de fomentar a pesquisa científica, o LQA também pode atuar na área de monitoramento ambiental em parceria com o LEEA (Laboratório de Ecotoxicologia e Eficácia dos Agrotóxicos), coordenado pelo Prof. Claudinei da Cruz, com apoio do UNIFEB. 

O laboratório conta com diversos equipamentos para realização das pesquisas, como espectrofotômetros, destiladores de nitrogênio, termo reatores e equipamentos portáteis para medição de variáveis de qualidade de água tanto em campo como em laboratório. “A maioria dos equipamentos que integram o LQA foram adquiridos em projetos de pesquisas e prestação de serviços do LEEA, além de equipamentos disponibilizados pelo Centro Universitário”, explicou a professora. 

De acordo com Nathalia, entre os tipos de pesquisas que poderão ser realizadas no LQA está o monitoramento ambiental de corpos hídricos. “Poderemos focar nas avaliações da qualidade de água e nutrientes para subsidiar planos de manejo em ambientes aquáticos para avaliar o efeito da decomposição de matéria vegetal morta como indicadores de poluição aquática”, disse. 

O laboratório poderá ser utilizado por alunos dos cursos de agronomia, ciências biológicas, medicina veterinária, zootecnia entre outros cursos. “A gestão do Prof. Angelo Davis preza muito pelo incentivo à pesquisa e estabelecimento de espaços para que o Centro Universitário tenha um sistema de pesquisa que propicie aos nossos alunos este diferencial para o mercado de trabalho”, destacou a professora. 

Segundo o Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, a implantação do LQA eleva ainda mais o patamar da instituição dentro do universo da pesquisa científica. “Fomentar nossos alunos a serem pesquisadores é um papel de grande importância no contexto acadêmico, porque permite que possamos identificar cientistas em potencial que poderão fazer a diferen2ça e projetar grandes avanços para a humanidade ”, ressaltou. 

Nathalia acredita que o LQA permitirá uma grande evolução em termos de pesquisa para Barretos e região. “Minha expectativa é que os alunos do UNIFEB vivenciem essa experiência da pesquisa como um diferencial para suas carreiras profissionais. Esperamos que o LQA consiga se estabelecer como um laboratório diferencial no monitoramento ambiental de qualidade de água para Barretos e região”, finalizou. 

As atividades do LQA podem ser acompanhadas pelo Instagram (@lqabarretos). Já o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected] 

Outras informações podem ser obtidas pelo site do UNIFEB e aproveite para seguir o Centro Universitário pelas redes sociais:                             

  • Instagram: @unifeb_barretos                        
  • Facebook: UnifebBarretos                       
  • Twitter: @Unifeb_Barretos                        
  • TikTok: unifeb.barretos                        
  • YouTube: UnifebBarretos                    
  • WhatsApp: (17) 99199-6890    

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais