Olimpia 24 Horas

UM ´ANJO` QUE SALVOU NOVE VIDAS - Família doa órgãos de jovem que sofreu aneurisma cerebral

Postado em: 15/09/2020 Por Isabela Fernandes*

Joice Pastre, de Novo Horizonte (SP), lutava contra o aneurisma cerebral. Foram doados coração, pulmões, rins, córneas, fígado e pâncreas.

Família doa órgãos de jovem de 27 anos: 'Um anjo que salvou nove vidas', diz irmã — Foto: Arquivo Pessoal

Meses após sofrer um aneurisma cerebral e passar por cirurgia para tentar contornar o problema, a jovem Joice Pastre, de 27 anos, morreu na última sexta-feira (11), em Catanduva (SP). A família dela, então, teve a iniciativa de doar seus órgãos.

No dia seguinte à sua morte foram captados o coração, os dois pulmões, os dois rins, as duas córneas, o fígado e o pâncreas. A cirurgia contou com equipes de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Paulo.

A família da jovem, de Novo Horizonte (SP), conta que nove pessoas receberam os órgãos, entre eles um adolescente de 17 anos, morador de Lavínia, que recebeu o coração.

Josiele Pastre, de 31 anos, diz que a irmã tinha uma saúde boa, o que facilitou o processo de captação dos órgãos. "Não bebia, não fumava, por isso a doação foi 100%."

Em meio à falta que a jovem faz, a atitude de ter feito a doação traz um pouco de conforto à família.

"Minha irmã era muito esperta, alegre, bravinha às vezes. Muito honesta e dedicada em tudo que fazia. Nos amávamos muito, ela era um pedaço de mim, meu tudo. Nada supera a perda, mas a doação nos conforta muito. Ela foi o anjo que salvou nove vidas."

Joice chegou a passar por cirurgia e tinha esperanças de se recuperar.

Segundo a família, nove pessoas receberam os órgãos de Joice — Foto: Reprodução/Facebook

“Na cirurgia os médicos viram uma piora. A cirurgia em si foi um sucesso, mas ela não acordava. Fizeram exames e viram que tinha dado uma hemorragia em outro lugar do cérebro, mas não pela cirurgia. Ela entrou em coma induzido e acabou tendo morte cerebral”, explica.

Agora, o desejo da família é encontrar o rapaz de 17 anos que recebeu o coração de Joice. "A família dele entrou em contato com a gente, vamos esperar ele se recuperar para esse encontro acontecer. Queremos muito ouvir o coração dela", diz Josiele.

Josiele contou que a irmã tinha uma saúde ótima e, por isso, a captação foi um sucesso — Foto: Arquivo Pessoal

(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais