Olimpia 24 Horas

TUBERCULOSE - Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA) orienta idosos sobre os riscos da doença

Postado em: 23/05/2018

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Estância Turística de Olímpia é responsável por realizar o acompanhamento e tratamento de pacientes com tuberculose. Com a chegada do tempo frio e a baixa umidade do ar, sintomas de doenças respiratórias começam a aparecer, entre eles o da tuberculose.

Dessa forma, com o intuito de prevenir a doença e orientar os idosos do Abrigo São José, a equipe do CTA realizou, na semana passada, uma palestra informando quais são os sintomas característicos da doença e como proceder o tratamento para obter a cura.

De maneira simples e exemplificativa, os profissionais demonstraram como realizar o exame do escarro e a importância de não confundir sintomas provenientes da tuberculose, já que alguns não exibem nenhum indício da doença e outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados.

A tuberculose apresenta como sintomas a tosse seca e contínua no início, depois com presença de secreção; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; e emagrecimento acentuado.

Em caso de apresentar algum sintoma suspeito, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais