Olimpia 24 Horas

TRÂNSITO - Novos semáforos começam a ser instalados nas ruas e avenidas de Olímpia

Postado em: 20/06/2018

A Prefeitura e a Prodem deram início nesta semana na instalação dos semáforos nas ruas e avenidas do município. A ação faz parte do projeto, implantado pelo prefeito Fernando Cunha, de melhoria da segurança viária na Estância Turística de Olímpia. Os dispositivos de segurança serão instalados em oito cruzamentos estratégicos da cidade.

A instalação teve início pela Rua Síria com a Rua David de Oliveira. Nesta primeira etapa estão sendo instaladas as colunas e realizada toda a infraestrutura elétrica. Em alguns casos, a secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura tem solicitado a compreensão da população, pois algumas ruas poderão sofrer breves interdições.

Os primeiros pontos que receberão as colunas são: Avenida Mário Vieira Marcondes com a Rua David de Oliveira; Avenida Mário Vieira Marcondes com a Rua Bernardino de Campos; Avenida Aurora Forti Neves com a Rua Américo Brasiliense; Avenida Cinquentenário do Folclore com a Avenida Alberto Oberg e Avenida Waldemar Lopes Ferraz com a Rua São João. O trabalho desta primeira fase deverá ser concluído até nesta sexta-feira. O serviço está sendo executado pela JSM Engenharia e Sinalização Eireli, de Junqueirópolis-SP, vencedora da licitação.

Já outros dois pontos, Avenida Mário Vieira Marcondes com a Avenida Waldemar Lopes Ferraz e Avenida José Rodrigues da Silva com a Avenida Andrade e Silva, precisarão de intervenções de obras, ou seja, os canteiros centrais serão adequados para receberem as colunas e instalações elétricas. 

Após a instalação das colunas, será a vez de instalar os semáforos e finalizar a ligação elétrica. De acordo com o diretor-presidente da Prodem, Leandro Pierin Gallina, depois de instalados, caberá a CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz a ligação elétrica. “A CPFL é quem tem autonomia para fazer a ligação de média tensão para o padrão necessário para os semáforos. Os projetos já foram protocolados na companhia e estamos cobrando para que a ligação seja feita o mais rápido possível”, disse.

Para a instalação dos semáforos, o investimento inicial previsto era de R$ 516.024,44, viabilizado por meio de um convênio com o Detran-SP, pelo Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. No entanto, a empresa venceu o processo licitatório pelo valor de R$ 185.000,00. Com isso, a divisão de Captação de Recursos da secretaria de Gestão e Planejamento está analisando com o Estado a possibilidade de reprogramar a diferença do montante para aplicar em outras obras viárias do município.

Uma próxima etapa será a implantação de duas faixas elevadas para travessia de pedestres na Avenida Dr. Waldemar Lopes Ferraz, no trecho entre a Av. dos Olimpienses e a Rua Washington Luiz, em frente à Unidade de Pronto Atendimento. O convênio com o Estado também prevê uma Campanha Educacional de Segurança no Trânsito que está sendo preparada e será desenvolvida com alunos da rede e a população em geral.

A proposta completa foi protocolada pelo município junto ao Detran em março deste ano e autorizada pelo então Governador Geraldo Alckmin, quando o prefeito Fernando Cunha assinou o convênio, possibilitando que a Prefeitura desse andamento nos trâmites legais. Na ocasião, apenas 12 cidades paulistas foram contempladas com recursos.

“O fluxo de veículos e pedestres tem crescido significativamente no município, não só pela população em si como pelo fluxo itinerante de turistas, que intensificam o trânsito da cidade, por isso elencamos os pontos de maior necessidade com o auxílio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Os novos semáforos serão fundamentais tanto para garantir a segurança dos motoristas e pedestres, como também organizar o fluxo de veículos. A cada ano o município tem um crescimento médio de mil novos veículos transitando pelas ruas”, afirmou o prefeito Fernando Cunha.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais