Olimpia 24 Horas

TEREOS recebe prêmio de excelência no uso de variedades de cana

Postado em: 24/11/2021

Reconhecimento foi concedido pelo Instituto Agronômico de Campinas, o IAC

Olímpia, 24 de novembro de 2021 – A Tereos Açúcar & Energia Brasil, uma das líderes em produção de açúcar e etanol do país, acaba de conquistar mais uma importante premiação do setor. A unidade Mandu, localizada em Guaíra (SP), recebeu ontem (23), o Prêmio Excelência IAC de Manejo Varietal, conferido para unidades industriais que demostram melhor uso de variedades de cana-de-açúcar no Centro-Sul. A unidade ficou em primeiro lugar, junto com a usina São José da Estiva. O Prêmio é conferido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

O anúncio foi feito durante a 7ª reunião do Grupo Fitotécnico da Cana com assuntos correlacionados ao Censo Varietal 2021/22, realizada em Ribeirão Preto. O grupo Tereos foi representado por Guilherme Rocha, gestor de Desenvolvimento Técnico, e Paulo Hernandes, especialista de Desenvolvimento Técnico Corporativo da unidade.

De acordo com José Olavo Vendramini, Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Agrícola da companhia, a unidade Mandu foi reconhecida devido à performance agrícola durante a safra. “A Tereos trabalha com foco na melhoria do censo varietal. Hoje, são mais de 25 variedades comerciais, que são primordiais para o sucesso do canavial. Por meio dessas variedades consideradas no manejo, é possível extrair todo potencial genético da cana como matéria-prima, obtido por meio de melhoramento”, ressalta.

Atualmente, a Tereos tem parceria com quatro institutos de pesquisa e melhoramento (três no Brasil e um no exterior) - a Ridesa, CTC, Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Ercane (internacional, da África, Ilhas União) para cultivo e desenvolvimento de novas variedades de cana-de-açúcar.

Prêmio

Criado em 2016 e concedido pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão ligado à Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Prêmio celebra as empresas sucroenergéticas que mais se destacam no melhoramento varietal da cana-de-açúcar de acordo com alguns indicadores, tais como os índices de atualização e de concentração varietal.

Nesta edição, o Prêmio de Excelência no uso de variedades de cana-de-açúcar elencou 204 usinas, envolvendo nove estados e 14 regiões produtivas de São Paulo. Na safra 21/22, foram pesquisadas 220 unidades.

Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 48 unidades industriais, operações em 18 países e o compromisso de 22.300 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2019/20, o Grupo obteve um faturamento de € 4,5 bilhões.


Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais