Olimpia 24 Horas

TEREOS recebe certificação I-REC e passa a comercializar créditos de energia renovável

Postado em: 31/08/2021

Aliada aos princípios de sustentabilidade da companhia, certificação permite a rastreabilidade da origem da energia e comprova geração a partir de fonte limpa e renovável

A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar e etanol e uma das maiores produtoras de energia a partir da fonte biomassa no país, acaba de receber a certificação I-REC.

O sistema, atualmente reconhecido por cerca de 70 países, permite que a companhia garanta que a energia produzida em suas unidades é proveniente de fontes renováveis e limpas. A certificação gera créditos de energia renovável que podem ser comercializados pela empresa, fortalecendo, assim, os valores ESG da Tereos, clientes e parceiros.

De acordo com Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, a sustentabilidade é um dos pilares fundamentais da companhia. "Nossa matéria-prima, a cana-de-açúcar, opera na lógica da economia circular. Em cada etapa do processo produtivo, contamos com práticas sustentáveis que visam aproveitar ao máximo tudo o que a cana oferece, gerando menos resíduos e otimizando recursos", comenta.

Além de ser realizado por meio de uma fonte limpa e renovável, o processo de cogeração de energia a partir da biomassa da cana reafirma o compromisso da Tereos com a sustentabilidade por meio de ações que reduzem a emissão de gases de efeito estufa, otimizam a captação e uso de água e promovem maior eficiência na produção.

A Tereos possui um potencial de geração de energia de 1,4 milhão MWh para comercialização e a perspectiva é de ter metade desse montante disponível para geração de créditos de energia renovável para negociação no mercado já em 2021 -- os chamados "RECS".

"Com a agenda ESG cada vez mais forte, muitas empresas passaram a adquirir energia somente de fontes geradoras certificadas pelo I-REC. Dessa forma, além de potencializar os ganhos financeiros, a certificação contribui com o fortalecimento do negócio atendendo uma demanda crescente dos nossos clientes e parceiros no mercado", afirma Segantini.

Energia Verde

Além da certificação I-REC, a Tereos possui também o Selo Energia Verde, idealizado pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL). O selo é concedido a empresas que produzem energia elétrica a partir da biomassa da cana e cumprem requisitos de sustentabilidade, eficiência energética e boas práticas agrícolas e industriais. (Fonte: https://www.udop.com.br/noticia/2021/08/31/tereos-recebe-certificacao-i-rec-e-passa-a-comercializar-creditos-de-energia-renovavel.html)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais