Olimpia 24 Horas

SUINOCULTURA FAMILIAR - Produtores terão treinamento em saúde suína e qualidade da carne

Postado em: 04/10/2017

Evento do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) será realizado em Bragança Paulista, em 5 de outubro, às 19h

            Pequenos produtores de Bragança Paulista, interior paulista, contarão com treinamento em saúde suína e qualidade da carne, oferecido de forma gratuita pelo Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), do Instituto Biológico (IB-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Durante o treinamento será apresentado aos produtores o boletim técnico “Sanidade Suína em Agricultura Familiar”, produzido pelo IB.

A obra pode ser baixada no link: http://www.biologico.sp.gov.br/#/page/sanidade-suina-em-agricultura-familiar.

O evento será realizado nesta quinta-feira, 5 de outubro de 2017, às 19h, no Centro de Treinamento e Capacitação da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios.

            A programação conta a palestra “Indicação Geográfica para linguiça da região Bragantina”, que será ministrada por Francisco Mitidieri, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e “Saúde suína X Qualidade do produto”, que será apresentada por Josete Garcia Bersano, pesquisadora do Instituto Biológico.

O Prosaf é um programa coordenado pelo Instituto Biológico que já ajudou mais de dois mil produtores rurais paulistas a melhorarem a sanidade vegetal e animal em suas propriedades. Lançado em 2009, o Programa realiza ações de curto, médio e longo prazo com a identificação de pragas e doenças que ocorrem nas propriedades e com propostas técnicas de manejo para melhorar a produção. O resultado é aumento de renda, melhoria na qualidade dos produtos ofertados aos consumidores, redução do uso de produtos químicos e produção com sustentabilidade.

            Segundo Josete Garcia Bersano, pesquisadora do IB, a saúde da população, do meio ambiente e, sobretudo, o bem-estar animal devem ser respeitados quando o objetivo é produzir suínos com qualidade. “Na prática, nem sempre esse princípio é observado, originando verdadeiras concentrações de animais manejados inadequadamente. O bom senso deve prevalecer sobre quaisquer que sejam as razões que motivam o cidadão a iniciar uma criação de suínos, quer para consumo próprio ou para comercialização”, afirma.

            O suinocultor deve estar atento para fatores importantes como o manejo sanitário e zootécnico, pois deles dependem o sucesso do empreendimento, de acordo com Josete.

            Os treinamentos do Prosaf são realizados a partir das demandas dos produtores. São eles que entram em contato e solicitam a visita dos pesquisadores. O programa é coordenado pelo IB e realizado em parceria com as unidades regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), prefeituras, associações de produtores e cooperativas.

Boletim técnico

            O boletim técnico “Sanidade Suína em Agricultura Familiar” foi lançado pelo IB em setembro de 2017. A cartilha foi elaborada para contribuir com o suinocultor familiar frente às dúvidas que possam surgir no desempenho de suas atividades diárias. A ideia é aprimorar a capacitação técnica do produtor quanto ao manejo zootécnico e sanitário, além de fornecer ferramenta para o aumento da produtividade e qualidade do animal acabado, contribuindo para a melhoria das condições socioeconômicas dos produtores.

            A publicação proporciona um conjunto de conhecimentos gerados ao longo dos anos de pesquisa aliados aos trabalhos de campo, o que permitiu que muitas enfermidades em suínos fossem conhecidas e diagnosticas pelo IB. “Esse material contribui com as ações do Prosaf para transferir tecnologias e conhecimentos aos pequenos produtores familiares para uma produção saudável, competitiva e sustentável, além de servir como ferramenta de atualização a todos os profissionais e acadêmicos envolvidos na área de sanidade animal”, explica Josete, autora da obra ao lado de Renato Akio Ogata e Maria Cristina de Vasconcellos Bilynskyj.

            “O Prosaf é um orgulho para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, pois se sintoniza com as diretrizes estabelecidas pelo governador Geraldo Alckmin de aproximar o conhecimento da produção e dar atenção especial ao pequeno produtor e ao agricultor familiar. É uma iniciativa exemplar”, comemora Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


SERVIÇO:

Treinamento do Prosaf em Saúde Suína X Qualidade do Produto

Data: 5 de outubro de 2017

Horário: 19h

Local: Centro de Treinamento e Capacitação da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios – Parque de Exposições – Fernando Costa (posto de monta)

Endereço: Av. Fernando Costa, 190, Bragança Paulista - SP

Informações: (11) 4035-2880

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais