Olimpia 24 Horas

SEVERÍNIA - TECNOLOGIA! SAAE implanta leitura e impressão simultânea da Conta de Água

Postado em: 09/06/2017

Desde o início de abril, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Severínia) está operando o sistema de leitura e emissão simultânea das contas de água no Município. Com um computador e impressora portátil o leiturista fez a coleta dos dados do hidrômetro e, no próprio local, na mesma hora, emitiu a fatura. "Pronto, aqui está a conta da senhora do próximo mês, que pelo sistema antigo iria demorar mais quinze dias para chegar na sua casa", explicou o leiturista para a aposentada. Todo o processo ocorreu em menos de um minuto.

A implantação da nova forma de trabalho traz benefícios ao cliente, como por exemplo, constatar e corrigir problemas. Agora o comprovante da fatura é entregue na hora pelo funcionário, que ainda pode responder algumas dúvidas. Já pelo sistema anterior, o funcionário apenas lia os dados e depois voltava ao mesmo endereço para realizar a entrega. Antes a conta de água levava de 10 a 15 dias após a leitura para chegar à casa do cidadão e o funcionário tinha que ir 2 vezes no mesmo local. Com o investimento e modernização do sistema, o cliente tem a conta em sua residência em 30 segundos, tempo que o funcionário leva para coletar a leitura e imprimir a fatura.

O serviço também reduzirá o custo com a impressão e mão-de-obra. Além disso, o leiturista passará a desempenhar uma nova função: relacionamento direto com o cliente. Tudo isso visa maior satisfação do cidadão. Outra vantagem é que os clientes podem verificar na hora se há alguma incoerência quanto à leitura de hidrômetros ou se há vazamentos na rede. "Além da série de vantagens ao cliente, o novo sistema vai permitir que os leituristas trabalhem com mais folga para realizar o mesmo serviço", ressalta a superintendência da autarquia.

Como funciona e as vantagens do novo sistema

Com a automação do sistema, o leiturista munido de um coletor eletrônico de dados e uma impressora portátil, executa toda leitura, cálculo, emissão e entrega da conta numa única visita.

Serão eliminados processos burocráticos, como digitação das planilhas de leitura, com consequente redução de custo, tempo e possíveis erros no lançamento de dados.

Não será mais necessário ir até a Central de Atendimento para esclarecer dúvidas da fatura, pois os próprios leituristas podem comprovar na hora que a leitura efetuada está coerente com o consumo médio e com o número indicado no relógio do hidrômetro.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais