Olimpia 24 Horas

SEVERÍNIA - Justiça extingue Ação Popular contra Reajuste das Tarifas de Água e Esgoto. VEJA!

Postado em: 17/03/2017

A Juíza Marina de Almeida Gama Matioli, da 1ª Vara Cível do Fórum da Comarca de Olímpia, extinguiu uma Ação Popular impetrada pelos vereadores de Severínia, Ulysses Terceiro, Babinha, Viviane e Nenê Empreiteiro, de Severínia, em cuja a mesma os legisladores contestavam o reajuste das tarifas de água e esgoto através de decreto do prefeito Celso da Usina no início do mandato, ou seja, em Janeiro deste ano. Segundo o despacho da Juza a decisão foi por “falta de legitimidade ativa e interesse processual". 


A ORIGEM DA AÇÃO
Tudo começou quando os vereadores gravaram vídeos e disponibilizaram os mesmos nas redes sociais, onde o povo reclama das novas tarifas, alegando que as novas tarifas eram abusivas e que a Justiça precisava intervir. 

Sobre o assunto o prefeito Celso da Silva declarou que “o último reajuste na água foi em 2013, de lá para cá todos os anos tivemos reajuste na energia elétrica, o que fez com que em 2016, o SAEE não conseguisse nem pagar a energia elétrica de seus 16 poços, deixando uma dívida de mais de 120 mil reais acumulada. E neste mês de março a energia sobe novamente, ou seja, a situação deve piorar ainda mais" asseverou Celso.



Segundo a administração municipal, para conter a contaminação de Nitrato na água, era necessário o encamisamento de 6 poços artesianos, a um custo de cerca de 20 mil cada. Até o momento 4 já passaram pelo procedimento. Um deles está em estudo para ser desativado e neste caso será preciso investir na perfuração de um novo poço já encamisado.

Outra obra emergencial do SAEE é a reforma urgente (que ainda vai acontecer) do reservatório da praça São Francisco. A conhecida caixa d'água da pracinha São Francisco está com sérios problemas estruturais que podem ser vistos a olhos nu. Uma recente vistoria alertou sobre riscos futuros, inclusive de desabamento. A reforma custará em torno de 70 mil reais.

ÁLVORA ABASTECIDO COM CAMINHÃO PIPA
Devido o nitrato, o povoado de Álvora ainda está recebendo água com caminhão pipa. Para resolver o problema, será necessário perfurar um novo poço.

Só no ano passado, queimaram 5 bombas, a custo de 15 mil reais cada uma. Neste ano já foram 3. Ou seja, a administração ainda tem muito o que fazer na cidade.

O último reajuste na água foi em 2013, de lá pra cá, todos os anos a energia elétrica foi reajustada, o que fez com que em 2016, o SAEE não conseguisse nem pagar a energia elétrica de seus 16 poços, deixando uma dívida de mais de 120 mil reais. E neste mês de março a energia sobe novamente.

A administração municipal informa que quem tiver dúvidas ou acredita que a cobrança foi feita de forma irregular, o SAEE disponibilizou um advogado para o atendimento especial.  Para isso basta procurar a sede localizada na Rua Capital Augusto de Almeida, 353 – Centro. Ou, mais informações pelos telefones: (17) 3817.8393/3817.2003



VEJA A DECISÃO JUDICIAL EXTINGUINDO A AÇÃO

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais