Olimpia 24 Horas

SAÚDE DIGITAL - Olímpia lança projeto inovador de prescrição eletrônica integrada (VÍDEO)

Postado em: 13/09/2019

Embasado em um tripé de gestão eficiente, integração de serviços e melhoria do atendimento oferecido à população, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, acaba de anunciar o mais novo e moderno projeto do município, o “Saúde Digital”, que visa integrar os sistemas públicos e privados de ponta a ponta pela prescrição médica eletrônica.


VÍDEO MOSTRA OS AVANÇOS DA SAÚDE NO GOVERNO FERNANDO CUNHA

A saúde sempre foi uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura de Olímpia. São 44 meses de inúmeros avanços, investimentos e ações implantadas. A longa fila de espera por exames, formada desde 2013, foi zerada, a frota de veículos renovada, os atendimentos ampliados e novos profissionais contratados. A Santa Casa e a UPA também receberam investimentos como nunca antes. 

Um período de grandes desafios e de planejamento para os dias que estão por vir. Muito ainda precisa e será feito! Confira no VÍDEO ABAIXO um resumo das principais ações e melhorias a serviço da população.


A novidade foi lançada, na manhã desta sexta-feira (13), em um evento na sala de convenções do Celebration Resort com cobertura completa do OLIMPIA24HORAS. A cerimônia teve o intuito de apresentar a proposta, o funcionamento e os benefícios da ação. Olímpia é a segunda cidade do Brasil a implantar o projeto, que foi desenvolvido pela Next Corp – empresa de soluções tecnológicas para a saúde, responsável também pelos sistemas Sibrare e Sibrafar.

Abrindo os trabalhos, o secretário de Saúde de Olímpia, Marcos Pagliuco, falou sobre a estruturação do sistema municipal de Saúde e a contribuição do projeto. “Temos à frente de nossa gestão, o prefeito Fernando Cunha, que tem a cabeça voltada ao empreendedorismo, mas também para a inovação. Estamos fazendo uma revolução na Saúde e isso é mérito de toda a equipe. Já tínhamos implementado inovações com a instalação de computadores em todas os setores, UPA e UBS, disponibilização do prontuário eletrônico e o Cartão Cidadão, mas precisávamos implementar as ferramentas e softwares de informações. A integração desse projeto vai trazer mais segurança na prescrição de medicamentos tanto para os pacientes, como para os médios e também para as farmácias  porque as receitas vão estar armazenadas em segurança em uma nuvem, solucionando problemas de perda de receitas, receitas ilegíveis, com falta de carimbo, trazendo, assim, benefícios pra todos”, relatou.

O vice-prefeito, Dr. Fábio Martinez, que também é médico, chamou a atenção para os principais benefícios da prescrição eletrônica. “A Saúde sempre a área de maior preocupação nossa porque queríamos fazer mais com o recurso disponível e percebemos que só seria possível com um sistema de gestão eficiente. Então, este projeto faz parte de um pensamento maior que tivemos, que trará benefícios de comodidade, qualidade, segurança e economia para o sistema. Não será mais necessário marcar consultas apenas para revalidar ou trocar receitas; também teremos sistematizadas as quantidades de cada medicamento fornecido na Farmácia Municipal, com uma base histórica que nos permitirá agilizar as licitações para compras de remédios, gerando economia e otimizando o trabalho do setor. A integração dos protocolos clínicos será ótima também para evitar exames desnecessários. Então, isso vai trazer grande eficiência para investir no que precisa e investir bem o recurso público”, declarou o vice-prefeito.

Também presentes no evento, o presidente Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), Marcos Machado Ferreira, e o CEO da Next Corp, Marcelo Ferraz, destacaram em suas falas a importância do uso da tecnologia para o setor de Saúde, especificamente no que diz respeito à facilitação da leitura de receituários que o sistema irá permitir ao trazer a receita online, proporcionando mais conforto e segurança aos médicos, enfermeiros, farmacêuticos e pacientes.

De acordo com o prefeito Fernando Cunha, a implantação do projeto irá melhorar o sistema público e privado de saúde do município e facilitar a comunicação com o cidadão. “Eu sou aberto às inovações, principalmente, naquilo que é bom para a cidade. Nós temos que procurar criar oportunidades de pujança e fazer com o que o avanço melhore a qualidade de vida das pessoas porque isso é fundamental. Desde o primeiro momento, a Saúde é prioridade para nós, por isso, fizemos e estamos fazendo investimentos, mas, ao lado de tudo isso, estão os sistemas que utilizamos para gerenciar, pra ter eficácia no uso do recurso público. Nós atendemos mais de 10 mil pessoas por mês em nosso sistema, então, não dá pra usarmos mais fichas de papel, precisamos da digitalização, não podemos abrir mão dessa ferramenta que faz com que o cidadão seja mais exigente e mais informado. Temos que usar esses recursos da mesma forma para atender e comunicar a população”, explicou.

“Com isso, eu acho que estamos alinhando os recursos, em infraestrutura, em aquisições, em compras de insumos, ao que nós temos de atual e mais moderno. E hoje nós damos mais um passo, que é possível graças à equipe que temos, empenhada e treinada para atuar. Então, tudo isso estará à disposição de vocês, da população, dos servidores da saúde de Olímpia. Vamos continuar investindo e modernizando para ter sucesso no ganho da qualidade de vida da população”, completou o prefeito.

Após os discursos, o projeto foi apresentado por Alessandro Bossan, diretor de marketing do Sibrare (Sistema Brasileiro de Receituário). As receitas, geradas pelos prescritores a partir do sistema de prontuário eletrônico das unidades de saúde municipais e particulares, estarão disponíveis para as farmácias, que poderão acessá-las pelo portal SIBRAFAR (Sistema Brasileiro de Farmácias). Um aplicativo para smartphones também será disponibilizado para os pacientes, gratuitamente, para que eles acompanham todo o receituário. Todos terão, na palma da mão, o banco de dados da saúde individual, podendo ser usado sempre que precisar.

O evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, como o ex-presidente da ANVISA, Dirceu Raposo de Melo, vereadores, secretários municipais, empresários do setor, servidores públicos da Saúde e donos de estabelecimentos farmacêuticos, e claro, da imprensa através dos jornalistas Leonardo Concon (Diário de Olímpia) e Julião Pitbull (Olimpia24horas).

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais