Olimpia 24 Horas

SAÚDE BUCAL já registra mais de 6.500 atendimentos odontológicos neste ano

Postado em: 15/05/2019

Um balanço realizado pelo setor de Saúde Bucal, da secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, demonstra que o departamento já realizou, somente este ano, 6.515 atendimentos odontológicos tanto nas Unidades Básicas de Saúde, como no Centro de Referência do Idoso (CRI) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Os dados apontam ainda que, no mesmo período, foram realizados 22.041 procedimentos, envolvendo endodontia (conhecido como tratamento de canal), cirurgias buco-maxilo-facial, periodontia (trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes), próteses e procedimentos em pacientes com necessidades especiais. Ao todo, 5.794 tratamentos ocorreram no CEO e outros 16.247 foram feitos pelas equipes das Unidades de Saúde, incluindo o CRI.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o grande número de procedimentos demonstra que o setor tem trabalhado na conscientização da população sobre a importância da saúde bucal e investido em melhorias, como aquisição de novas cadeiras, autoclaves e ultrassom odontológico.

“Temos trabalhado para atender o maior número de pessoas e, acima de tudo, orientá-las sobre os riscos de não cuidar da saúde bucal. Tanto nas unidades quanto no CEO o paciente recebe todas as orientações e atendimentos necessários. Além disso, nas escolas e creches do município é feito um trabalho de prevenção, no qual os dentistas fazem orientação de escovação, aplicação de flúor e palestras educacionais com temas relacionados à saúde bucal.”, explica Marcos.

A Saúde destaca que nas unidades dos bairros São José (Dr. Francisco Figueiredo Filho), Campo Belo (Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso), COHAB IV (Valter Stuk) e nos distritos de Ribeiro dos Santos (Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho) e Baguaçu (Dr. Gilberto Vicente Mora) existe o programa de Estratégia de Saúde da Família, no qual os dentistas atendem a população cadastrada nas respectivas áreas cobertas pelo programa e também realizam atendimento de urgência e emergência.

Além disso, as unidades que participam do programa Saúde Noturna “Saúde Mais Acessível e Próxima de Você” estão realizando atendimento odontológico noturno uma vez ao mês para os moradores que não podem ser atendidos no período diurno.

Vale ressaltar que o CEO oferece tratamento especializado, sendo que o paciente é atendido pelo local somente com encaminhado da UBS, feito em caso de necessidade. Para mais informações, o morador deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. 

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais