Olimpia 24 Horas

SAQUE ANIVERSÁRIO DE SEU FGTS - Entenda como funciona...

Postado em: 10/06/2022

SAQUE ANIVERSÁRIO DE SEU FGTS

É fundamental que todo trabalhador brasileiro entenda quais são os seus direitos. Principalmente quando falamos no âmbito profissional, é importante saber o que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) traz para o prestador de serviço.

 

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/atm-caixa-rapido-caixa-automatico-bancario-5497951/

Com certeza, você que recebe do seu empregador o demonstrativo de pagamentos, também conhecido como holerite, já deve ter notado os diversos descontos ali registrados: INSS, IRRF, etc.

Todos eles são previstos em lei e são obrigatórios para todos aqueles que têm carteira assinada. Mas além de descontos, no holerite, há um importante benefício para o trabalhador brasileiro que vem destacado.

Neste conteúdo, vamos abordar sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), destacando, principalmente, o saque aniversário e as formas de utilizar este benefício.

Antes de tudo, é importante entender o que é o FGTS e por que é necessário que esse valor seja recolhido mensalmente pelo empregador.

O que é o FGTS?

                Como citado anteriormente, o Fundo de Garantia é um benefício dado a todo trabalhador brasileiro que tenha registro em regime CLT e, que vem sinalizado no demonstrativo de pagamentos.

O valor do FGTS que é recebido corresponde a 8% do salário bruto do colaborador. Ele é depositado e vai sempre acumulando em uma conta especial da Caixa Econômica Federal.

                Essa quantia é justamente uma garantia para o trabalhador em caso de uma demissão sem justa causa. Podendo ser utilizada como uma reserva financeira de emergência.

                Além de momentos de desemprego, o Fundo de Garantia pode ser utilizado para realizar o pagamento de tratamentos de saúde, ou para comprar uma casa própria, dependendo de certas condições.

                E a outra possibilidade para resgatar o valor que está retido nessa conta é com a modalidade de saque-aniversário. Por isso, vamos detalhar um pouco mais sobre essa categoria e comentar sobre a sua antecipação.

O que é o saque-aniversário do FGTS?

                Como o próprio nome já diz, essa modalidade permite com que o trabalhador possa realizar uma retirada de uma quantia da sua conta, de maneira excepcional, sempre no mês do seu aniversário.

                Dessa forma, não é necessário aguardar por uma situação de maior urgência, como as citadas no tópico anterior, e pode ser um saque realizado de maneira mais planejada financeiramente.

                Entretanto, é importante destacar que não é possível retirar todo o valor da conta no saque-aniversário. Apenas uma quantia fica liberada para que o trabalhador possa fazer a retirada.

                Porém, mesmo com todas essas condições apresentadas acima, ainda existe uma maneira de sacar uma quantia, mesmo sem estar desempregado, comprando um apartamento ou no mês de aniversário, que é a antecipação saque-aniversário.

Antecipação do saque-aniversário

                Basicamente, a antecipação desse valor é uma forma de conseguir um empréstimo, com juros de apenas 1,49%, para adiantar sua vida financeira e resolver as pendências mais urgentes.

                Existem alguns pré-requisitos para estar apto nessa modalidade, como:

  • Estar regularizado na Receita Federal;
  • Ter mais de 18 anos, ou ser emancipado;
  • Ter saldo na conta FGTS;
  • Possuir uma conta corrente.

                Um dos principais benefícios da antecipação é que o valor cai em 1 dia útil na conta do trabalhador, sem a necessidade de parcelas mensais.

                O FGTS é um excelente benefício para todo prestador de serviço e, por isso, é muito importante saber as suas funcionalidades e momentos certos de retirar o valor acumulado.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais