SÃO PAULO - Morar na BARRA FUNDA. Dicas para aproveitar este belo bairro da capital
Postado em: 15/05/2024
Um bairro completo em tudo o que você possa imaginar!
Imagem: Pixabay
A Barra Funda é um bairro que fica na zona oeste da cidade de São Paulo. Muito bem localizado, a região conta com vários atrativos como uma infraestrutura excelente e serviços e comércios variados.
Outro ponto interessante para quem busca apartamento à venda na Barra Funda é que a área tem se transformado em líder em empreendimentos imobiliários na região onde está localizada por causa da qualidade alta de vida que oferece.
Calçadas largas, ruas movimentadas e comércio local fervilhante: essa é a Barra Funda, um dos mais antigos e tradicionais bairros da Zona Oeste de São Paulo.
A seguir, confira algumas dicas de locais para aproveitar este belo bairro de SP e veja como morar na Barra Funda pode ser uma experiência e tanto para você e para toda a sua família:
Casa do primeiro prefeito de São Paulo
Foi no início do século XX que ocorreu a criação do bairro denominado “Barra Funda” na cidade de São Paulo.
A criação deu-se pelo retalhamento de uma chácara chamada "Carvalho”, que tinha como proprietário o primeiro prefeito da capital paulista, o político Antônio da Silva Prado.
Apesar de Antônio ter repartido as suas terras, o mesmo acabou por separar uma fatia de cem mil metros quadrados de terra a fim de levantar uma residência para si e de iniciar a criação de equinos puro-sangue.
A habitação de Antônio foi construída e projetada pelo ítalo Luigi Pucci, que também desenhou o Museu do Ipiranga. A casa chegou a comportar inclusive um centro cultural no qual se apresentaram inúmeras companhias dramáticas e orquestras.
Um fato interessante é que essa casa ainda existe e está localizada na atual rua Barão de Limeira, no número 1379, abrigando hoje o colégio Boni Consili.
Memorial da América Latina
Entre as várias escolhas para passeios culturais e pontos turísticos da Barra Funda está o Memorial da América Latina, inaugurado no ano de 1989 e projetado pelo reconhecidíssimo arquiteto brasileiro Oscar Nyemeyer.
O Memorial da América Latina foi construído com o intuito de reunir os países da América Latina. A escultura “Mão” é o símbolo do Memorial.
Inicialmente era apenas um prédio com livros e materiais audiovisuais que contavam a história dos países latino-americanos. Hoje há novos espaços agregados ao complexo, entre eles a Biblioteca Victor Civita, o Auditório Simón Bolívar e a Galeria Marta Traba.
O destaque do Memorial da América Latina é o Salão Tiradentes, que abriga o Painel Tiradentes, obra mais importante de Cândido Portinari. A enorme pintura tem 18 metros de comprimento e 3 metros de altura.
As salas do Memorial contêm quase quatro mil peças típicas do folclore, religião e cultura do Brasil e de seus países vizinhos. Do lado de fora tem ainda a Praça Cívica, capaz de acomodar 40 mil pessoas e ligada à Praça das Sombras, que tem 160 palmeiras ao longo de sua extensão.
Parque da Água Branca
Atividades para idosos, adultos e crianças podem ser aproveitadas no Parque da Água Branca.
O centro de lazer a céu aberto foi inaugurado no ano de 1929 e conta com uma brinquedoteca, um parque permanente de diversão, um espaço de leitura para as crianças e um aquário.
Há ainda uma arena usada para caminhadas e corridas e o Museu Geológico, que expõe fósseis, rochas, minerais e documentos e objetos antigos. É um espaço cultural tão legal que também merece destaque neste artigo.
Museu Geológico
Criado em 1967, o Mugeo - Museu Geológico Valdemar Lefèvre - possui um acervo composto por equipamentos geológicos do século XIX e início do século XX.
Lá é possível conhecer um pouco da história de objetos, curiosidades e informações sobre os mais diversos acervos, como sobre a Baleia Azul, os Dinossauros Brasileiros, Krantz Internacional e a utilização de minerais.
Durante a visita, você também poderá conhecer as geociências e a evolução das formas de vida nos diversos períodos geológicos do planeta.
Terminal Barra Funda
Um dos motivos pelos quais há tantas pessoas atualmente à procura de apartamento para alugar na Barra Funda é porque o bairro abriga o segundo mais importante e um dos mais usados terminais da capital paulista.
O terminal Barra Funda conta com uma rodoviária que atende a seis estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Leste; linhas metropolitanas de transporte; e dá acesso aos trens da CPTM e à estação de Metrô da Barra Funda, integrante da linha Vermelha e com fácil conexão com as linhas Amarela e Azul.
Rede Record de Televisão
O bairro da Barra Funda também abriga a sede da Rede Record de Televisão na capital paulista.
O prédio da emissora fica localizado na rua da Várzea – para o caso de você querer um apartamento para alugar na Barra Funda só para ficar mais perto da Record e queira conhecer os seus jornalistas e atores mais famosos em São Paulo.
Vias famosas
Muitas avenidas famosas cortam os mais diversos tipos de apartamento à venda na Barra Funda, como a Pacaembu, que dá acesso fácil à avenida Paulista; e a Marginal Tietê, ligação principal entre as zonas Oeste e Leste do município.
Também cortam a Barra Funda as avenidas Marquês de São Vicente, que está entre as vias principais da zona Oeste com fácil ligação aos bairros de Pompéia, Perdizes e Lapa; e a Rudge, que rapidamente se interliga com a Rio Branco, uma das vias principais de acesso à área central de São Paulo.
Casas famosas de shows
A Barra Funda abriga ainda o Espaço das Américas, casa de shows responsável por já ter abrigado e ainda abrigar atrações internacionais e nacionais; o Villa Country, mais destinado à música do tipo sertaneja; além da quadra da escola de Samba Camisa Verde e Branco, que também tem shows muito legais de pagode e samba.
É claro que essas dicas não se esgotam aqui, pois há ainda muitas outras atrações em outras áreas, como gastronômicas e educacionais, para ocupar o tempo de quem mora na Barra Funda.
Se o artigo foi útil para você, considere nos seguir nas redes sociais a fim de que tenha acesso a outros vários conteúdos úteis!