Olimpia 24 Horas

RIO PRETO - Sarau Marginal anuncia programação e abre inscrições para Atividades Formativas

Postado em: 19/04/2021

Foram classificados 44 projetos de São José do Rio Preto e mais três cidades da região

A equipe do Sarau Marginal anunciou nesta semana a grade completa de programação da 13ª e 14ª edições do Sarau Marginal, que acontecem no formato online de 22 a 25 de abril. Sendo 22 e 23a partir das 19h, as apresentações e performances do evento e nos dias 24 e 25 para as Atividades Formativas.

A curadoria foi realizada por Lawrence Garcia, Diretor da Cia. Apocalíptica e a organizadora do festival, Marina Urias, que escolheram as atividades em seis modalidades diferentes: Música, Performances Marginais, Poetas Marginais, Dança, Clipes e Atividades Formativas.

O público poderá se inscrever de forma gratuita para participar das Atividades Formativas através de um link no instagram do Sarau (@saraumarginalperifa) que estará disponível até o dia 21 de abril.

São oficinas de produção de vídeo com a câmera do celular, de forró para dançar em casa, debates sobre as literaturas emergentes surgidas nas periferias do Brasil, técnicas de pintura à óleo, workshops de organização e montagem de produção cultural para iniciantes, entre outras atividades.

No total, o Sarau recebeu 63 inscrições e selecionou 44 projetos das cidades de São José do Rio Preto, Mirassol, Votuporanga, Auriflama, totalizando mais de 30 horas de programação cultural.

 “É a realização de um sonho, nunca tivemos tanta diversidade no Sarau Marginal, o que sempre foi meu objetivo. Temos profissionais consagrados, pessoas pisando pela primeira vez no palco do Sarau. Temos artistas LGBTQIA+, Circo, dança, música eletrônica, rap, sertaneja, forró. Teremos até poesia acessível com poetas mudos e surdos. Além das oficinas profissionalizantes e de artes. Assim é o Sarau desde o primeiro dia, um lugar de acolhida e encontro”, diz Marina Urias.

O Festival acontecerá com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.  

O público terá acesso ao Sarau Marginal de forma gratuita pelo Facebook, Instagram (@SarauMarginalPerifa), e Youtube do Sarau Marginal (https://www.youtube.com/channel/UCRFmbFJZ1I8sqQGGt44crnw).

Confira a programação completa:

 

Quinta-feira, às 19h - 22/04/2021

Hidrofônicos – Hidropeste (Música)

Reddy Allor - ”De novo” (Clipe)

Oliveira Lucas Music – “Dê Pressão” (Clipe)

DTR Dancer – Trapos (dança)

Anna Magalhães (Poeta)

Lili Caffé (Poeta)

Danilo Melo (Poeta)

Banda As Valquirias (Performance)

Zeca Barreto e Bruna Moraes - “Maria Bonita” (Clipe)

João Liossi - “De olho na lua” (Clipe)

David Balt – Alarme (Performance)

Mayara Isis (poeta)

Dil Santos (poeta)

Taroba (poeta)

Beat Squad em ação – Mirror One (Dança)

Hammatrio - “Hermeticamente” (Clipe)

LVMNT (Livremente) - “pessoas” (Clipe)

Ricka BBoy Back Spin (Discotecagem)

 

Sexta-feira, às 19h 23/04/2021

Reddy Allor - Queernejo em um Violão (Música)

Alien Man – “Me mantive Bem” 17991473876 (Clipe)

As Valquirias - “Deusas a tocar” (Clipe)

David Balt - “Sobra Viva” (Dança)

Ubiratan do Brasil (Poeta)

Pedro Bruxo (Poeta)

PH (Poeta)

Adriano Amendola feat. A Estação da Luz - "O 7 a 1" (Clipe)

Bboy Ricka – “A dança original” (Clipe)

Yong Hang (Dança)

Pamela Ramos (Poeta)

Alien Man (Poeta)

Marco Alexandre (Poeta)

Refluxo Mental – “Balburdia” (Clipe)

Marcos Marcelino da Silva - O poeta é deficiente auditivo e apresentará o "Vozes encarceiradas", no qual discute os direitos linguísticos de pessoas surdas, que são privadas de Liberdade no Brasil.

Ricka BBoy Back Spin (Discotecagem)

Grupo Jabá com Jaca – “Nem Tão Zen Assim” (Performance)

 

Sábado (Atividades Formativas) 24/04/2021

Das 10h às 12h - Oficina de produção de vídeo com a câmera do celular com Vinicius Oliveira

Descrição: Oficina de produção de vídeo com celular: aproveite os recursos de seu telefone para divulgar seu trabalho, produzir vídeo arte ou iniciar uma carreira como videomaker.

Na oficina conversaremos sobre os fundamentos do universo audiovisual, sobre a importância da iluminação e do som e também falaremos sobre as técnicas de gravação e edição com aplicativos para celular.

 

Das 10h às 12h30 - Fernanda Missiaggia - A palhaça (o) que habita em você

Descrição: Nesta atividade que será realizada por meio de 2 encontros de 2 horas e meia  cada, totalizando 5 horas. No primeiro dia o diálogo principal será para conhecer os participantes e sua experiência dentro da palhaçaria, assim como expor questões teóricas que envolvem a construção/ descoberta da sua palhaça (o). No segundo dia, exercícios práticos de improvisação para que os participantes possam viver a experiência com a sua palhaça (a), despertando a sua lógica física para o jogo.

 

Das 10s às 12h - Forró Para Dançar em Casa - Alana Ornellas

Descrição: O Projeto Forró Para Dançar em Casa visa trazer a Dança através do estilo forró, E  muito mais do que meros "dois pra lá e dois pra cá", o forró está enraizado na cultura brasileira. O som feito por triângulos, zabumbas e sanfonas, traz melodias agradáveis, dançantes e muito animadas para praticar a dois.  A ideia é levar informação e muita diversão ao máximo de pessoas possíveis, já que esse formato online é um campo aberto de comunicação, nos possibilitando divulgar a cultura Nordestina, tendo como tema principal especificamente a dança forró. Um Projeto para todas as idades e gêneros, não tendo necessidade de ter um par para dançar ou experiência prévia em dança.

Além de ensinar os movimentos básicos do Forró Universitário através do projeto “Sarau Marginal”, contribui com a formação do cidadão e também criar hábitos de consumo de bens culturais. Tirar o foco da pandemia por alguns momentos, podendo levar alegria, conhecimento e novas possibilidades aos participantes, mostrando que, mesmo em casa, é possível passar um tempo de qualidade tendo informação e diversão.

 

Das 13h30 às 15h30 – Diálogos – Ivan Reis

Descrição: Palestra acerca da Literatura Negro-Brasileira e o diálogo sobre as literaturas emergentes surgidas nas periferias de São Paulo e Brasil a fora. Como: literatura marginal e literatura negra.

 

Das 15h30 às 17h30 – Produção cultural para iniciantes - Lu Pequim

Descrição: Workshop no qual os participantes terão acesso ao método de organização e montagem de produção cultural de uma forma bem dinâmica com a participação de todos.

 

Das 15h30 às 17h30 – Minicurso: Técnicas de pintura à óleo - Edson Raposeiro

Descrição: Será um minicurso de pintura à óleo sobre tela com explicação de técnica desde o esboço, passando pela composição, o equilíbrio, a harmonia da cor, o valor de cada tom conforme a perspectiva aérea usando um tema pertinente ao Sarau.

 

Domingo (Atividades Formativas) 25/04/2021

Das 10h às 12h - Oficina de produção de video com celular com Vinicius Oliveira

Descrição: Oficina de produção de video com celular: aproveite os recursos de seu telefone para divulgar seu trabalho, produzir vídeo arte ou iniciar uma carreira como videomaker.

Na oficina conversaremos sobre os fundamentos do universo audiovisual, sobre a importância da iluminação e do som e também falaremos sobre as técnicas de gravação e edição com aplicativos para celular.

 

Das 10h às 12h30 - Fernanda Missiaggia - A palhaça (o) que habita em você

Descrição: Nesta atividade que será realizada por meio de 2 encontros de 2 horas e meia  cada, totalizando 5 horas. No primeiro dia o diálogo principal será para conhecer os participantes e sua experiência dentro da palhaçaria, assim como expor questões teóricas que envolvem a construção/ descoberta da sua palhaça (o). No segundo dia, exercícios práticos de improvisação para que os participantes possam viver a experiência com a sua palhaça (a), despertando a sua lógica física para o jogo.

 

Das 13h30 às 15h30 - A imagem estática e a espera do movimento / dança e movimento no virtual - David Balt

Descrição: para qualquer pessoa que deseja se movimentar nesse momento de pandemia.

Idade sugerida: a partir de 14 anos. Na oficina, o artista testará possibilidades de movimento dentro desse espaço online, experimentando as muitas formas de se movimentar através da câmera, se utilizando dos sons que nos cercam e o próprio som que o corpo produz, na tentativa de descobrir como isso chega à tela de um celular.

 

Das 15h30 às 17h30 - Criação de fanzine (Ubiratan do Brasi)

Descrição: A prática de produção de um fanzine é educomunicativa, visa ampliar a expressão comunicativa de pessoas, de gente. O objetivo do presente projeto é realizar uma atividade formativa incluindo textos libertários, fotografias, ilustrações, recortes e manifesto periférico & popular. Os fanzines são meios de comunicações criados pelo movimento contracultura que nos impõem. O jornal dos sem renda.

 

Sobre o Sarau Marginal

Do desejo de ocupar espaços públicos com força e arte jovem, o Sarau Marginal teve sua primeira edição em 2015, nos palcos da Praça principal do bairro Maria Lúcia, que sob a sombra das árvores, acolheu muitos jovens e adolescentes que se encontravam para uma verdadeira troca de cultura, com poesias, batalhas de rap, dança, canto, performances, graffitti, e outras vertentes da cultura urbana e da arte.

Com onze edições entre 2016 e 2018, o Sarau Marginal voltou em sua 12° edição em fevereiro com um novo formato, totalmente online. Nos dias 22 e 23 de abril, acontecem a 13ª e 14ª edições do Sarau, e nos dias 24 e 25 de abril, acontecem as atividades formativas, direcionadas ao público e realizadas de forma gratuita.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais