Olimpia 24 Horas

RIO PRETO - Fatalidades de trânsito recuam em março na região 

Postado em: 19/04/2018

No município de Rio Preto, foram registrados três óbitos em março contra seis mortes no mesmo período de 2017, redução de -50%

O Infosiga SP, sistema do Governo de São Paulo que divulga mensalmente dados sobre acidentes de trânsito no Estado, revela que o número de óbitos foi menor em março em comparação ao mesmo período de 2017 na região de Rio Preto. No mês passado houve 18 mortes na região contra 31 óbitos em março de 2017, redução de -42%.

"A segurança no trânsito é uma prioridade do Governo do Estado e entrou definitivamente na pauta das Prefeituras. Há ainda muito trabalho a fazer, mas os índices já são resultado de uma maior mobilização de toda sociedade. Somente a união de esforços pode tornar nosso trânsito mais humano e seguro", afirma a coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Silvia Lisboa.

Projetos

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito atua hoje em mais de 100 municípios paulistas que, juntos, concentram 78% da população do Estado e 69% das fatalidades causadas por acidentes. Um dos principais instrumentos de apoio do Governo é a assinatura de convênios por meio do Detran.SP.

OLÍMPIA É UM DOS MUNICÍPIO CONVENIADOS COM O PROGRAMA
Entre os municípios que assinaram convênios e protocolos de intenção com o programa - vale ressaltar que a Estância Turística de Olímpia é um deles através de ação do prefeito Fernando Cunha (Foto) - a redução no número de fatalidades foi significativa: -9,7%. "Cada cidade está em uma fase diferente nos projetos, alguns já executados e outros em definição, mas em comum temos a segurança viária como prioridade. Os municípios estão engajados na missão de salvar vidas no trânsito", destaca a coordenadora do Movimento Paulista.

O programa destina no total R$ 110,5 milhões para obras de melhoria viária e ações de educação para o trânsito. Até o momento, mais de 7,5 mil projetos são viabilizados pelo recurso proveniente de multas aplicadas pelo Detran.SP. "Os convênios prevêem obras como construção de acessos e ciclovias, instalação de lombofaixas e melhorias na sinalização, entre outras intervenções. Também investimos na conscientização de crianças, jovens e adultos. A educação é a base para mudarmos o comportamento das pessoas, principal fator de risco no trânsito", explica o presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.


Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Programa do Governo do Estado de São Paulo, tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito envolve também a sociedade civil com o apoio de empresas – Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, CNseg, ProSimulador e Raízen – e terceiro setor - Together for SaferRoads (TSR), ONG Criança Segura, Vital Strategies e Fundação Volkswagen -  e do Centro de Liderança Pública (CLP).


VEJA TAMBÉM:

TRÂNSITO SEGURO - Olímpia assina protocolo para garantir trânsito mais seguro

https://www.olimpia24horas.com.br/noticias/transito-seguro-olimpia-assina-protocolo-para-garantir-transito-mais-seguro/0/10414

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais