Olimpia 24 Horas

RIO PRETO - Exposição artística e literária ocupa Biblioteca Municipal

Postado em: 22/05/2019

Projeto contemplado pelo Proac que fomenta a arte e a literatura em exposição que remete ao imaginário infantil, chega a Rio Preto no dia 20 de maio.

Com o intuito de estimular o envolvimento do público infantil com as artes visuais e a literatura, projeto itinerante leva exposição artística e literária a bibliotecas municipais da região de Rio Preto. A exposição Dentes De (leite): Narrativas Visuais, idealizada pelo fotografo Jorge Etecheber, com coordenação e autoria da artista plástica e escritora Laura Barbeiro,  já teve instalação nas cidades de Monte Aprazível e Auriflama, e a partir do dia 20 de maio estende-se na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa, em Rio Preto, com exposição até o dia 10 de junho.

Contemplada pelo edital numero 38/2018 do Proac (Programa de Ação Cultural), de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais, o projeto reúne 30 textos acompanhados de ilustrações que remetem a memórias da infância. Aberta a todos os públicos, a exposição atende prioritariamente alunos da rede municipal de ensino e de projetos sociais, desenvolvendo atividades lúdicas e educativas, como jogos e brincadeiras relacionados às obras expostas, instigando e aproximando o público da exposição e, por conseguinte, da relação existente entre arte e literatura nas narrativas visuais. A exposição fica disponível em Rio Preto, de 20 de maio a 10 de junho, na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Para realizar os agendamentos das visitações é preciso entrar em contato com a Biblioteca Municipal, pelo telefone (17) 3202-2316 ou presencialmente na Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 – Centro.                                 

O projeto passa por seis bibliotecas municipais da Noroeste Paulista: São José do Rio Preto, cidade natal da artista Laura Barbeiro, e outras cinco (Votuporanga, Monte Aprazível, Auriflama, Catanduva e Santa Fé do Sul) cidades que possuem oferta reduzida de atividades com produções artísticas. A exposição fica disponível um período de três semanas em cada cidade.  As próximas datas serão definidas a partir de junho

Laura Barbeiro é formada em Artes Visuais pela Unicamp, em 2012. Em 2017 realizou a exposição “Dentes de(leite): Narrativas visuais”, através do edital Nelson Seixas de Artes Visuais em São José Rio Preto. A artista também premiada pelo edital de Ocupação Artística do Sesi, confeccionando o mural ilustrativo “Histórias do fio do telefone”, no Sesi de Sumaré, em São Paulo.

Laura conta que o projeto teve um grande retorno na exposição realizada em Monte Aprazível “Como a exposição tem muito haver com o mundo em que elas vivem, eu senti que as crianças foram tocadas pelos textos e ilustrações da exposição. Com as turmas em que tive contato, pude notar uma grande interação e interesse por parte delas”, diz a artista. 

O projeto Dentes de(leite): Narrativas visuais é  realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais