Olimpia 24 Horas

RIO PRETO - Alckmin entrega obras de ampliação e melhorias no Aeroporto

Postado em: 16/11/2017

Reformas ampliam capacidade de atendimento de aeroporto em São José do Rio Preto

Governo do Estado investe R$ 19 milhões na modernização do terminal de passageiros e leva mais conforto e segurança aos usuários

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira, 16, em São José do Rio Preto, as obras de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino. Com investimentos de R$ 19 milhões do Governo do Estado, as áreas destinadas ao uso de passageiros e estacionamento de veículos foram ampliadas e os serviços aos usuários aprimorados. O secretário estadual de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, e o superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), Fábio Calloni, também estiveram no evento.

“O acesso ao transporte é um dos principais fatores de desenvolvimento de uma cidade. Já foi o mar, os rios, as ferrovias e as estradas – hoje são as aerovias. São José do Rio Preto já é uma das cidades que mais crescem no Brasil e acredito que a nova estrutura do aeroporto vai ajudar ainda mais nesse desenvolvimento”, declarou o governador Geraldo Alckmin.

Com as intervenções realizadas pelo DAESP, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, o terminal – que é o segundo de maior movimento entre os 21 aeroportos administrados pelo Departamento – passou de 2.250 metros quadrados para 6.630 metros quadrados. As novas salas de embarque ocupam agora 1.200 metros quadrados em vez dos 300 metros quadrados anteriores. As salas de desembarque também estão mais espaçosas: de 150 metros quadrados para 450 metros quadrados.

O saguão central recebeu 9 novos balcões, totalizando agora 21 posições de check-in. Os sistemas de esteiras transportadoras de bagagens e de climatização interna (ar condicionado) também foram ampliados e modernizados. No estacionamento, o número de vagas disponíveis também aumentou, passando de 100 para 300 vagas.

Além do maior conforto gerado aos passageiros, o investimento no aeroporto abre oportunidade de novos negócios comerciais para o setor de serviços voltados aos usuários, que já contam com cafeteria, lanchonete, restaurante e bancos, entre outros.

A modernização do aeroporto amplia o nível desses serviços, adequando as áreas operacionais e administrativas e oferecendo mais segurança aos passageiros e às empresas aéreas. As obras, que geraram 100 empregos diretos e 300 indiretos, foram custeadas integralmente com recursos do Tesouro do Estado de São Paulo.


Sobre o aeroporto
Localizado na porção noroeste do Estado, região de economia baseada na indústria e agronegócio (sucroalcooleiro, frigoríficos, laranja e heveicultura), o Aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino recebe, diariamente, voos comerciais e de aviação geral (executiva e táxi aéreo), além de oferecer infraestrutura para escola de pilotagem, manutenção de aeronaves e patrulhamento aéreo da Polícia Militar.

O aeroporto recebe e movimenta, mensalmente, cerca de 60 mil passageiros com origem e/ou destino em São José do Rio Preto e região Noroeste Paulista e tem um papel importante para a saúde. Como São José do Rio Preto é um dos principais polos brasileiros de medicina, o aeroporto recebe pacientes de diferentes regiões brasileiras que chegam à cidade em busca dos bons serviços médicos e tratamentos disponíveis.

Perfil

- Opera com aviação regular (comercial) e geral (executiva e taxi aéreo)

- Companhias que operam voos comerciais: Latam, Passaredo e Azul

- Dimensões de pista (m): 1.640 x 35

- Estacionamento: 300 vagas

- Serviços: restaurante, lanchonete e bar, bancos, banca de jornal, locadora de veículos, telefone público, correios, ônibus urbano e ponto de táxi, posto de informação turística e aeroclube

- Movimentação de passageiros (2016): 695.997

- Movimentação de passageiros (jan - set / 2016): 511.600

- Movimentação de passageiros (jan - set / 2017): 531.990

- Movimentação de aeronaves (2016): 21.519 pousos e decolagens

- Movimentação de aeronaves (jan - set / 2016): 16.730

- Movimentação de aeronaves (até setembro/2017): 17.183

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais