Olimpia 24 Horas

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 completa 89 anos nesta sexta-feira (09)

Postado em: 08/07/2021

Nesta sexta-feira, dia 9 de julho, a Revolução Constitucionalista de 1932 completa 89 anos. Veja abaixo programação em Olímpia:

89° Aniversário da Revolução Constitucionalista

 (1932 - 2021)

Dia do Soldado Constitucionalista de 32

Ato Cívico em homenagem aos Heróis Olimpienses da Guerra Civica de 32

9 julho 2021 (sexta-feira)

11h • Praça Heróis Olimpienses de 32

Semana Constitucionalista Benedito Jose Pereira (Mindu)

(Live com transmissão pelo Facebook)

realização : Sociedade Veteranos 32-MMDC-

Núcleo LUIZ SALATA NETO de Olímpia

https://www.facebook.com/luizsalata


UM POUCO DA HISTÓRIA...

A resposta dos paulistas ao autoritarismo iniciado no golpe de 1930, que deu início à era de Getúlio Vargas, geraram efeitos que são sentidos até hoje, mesmo que o patriotismo regional tenha diminuído.

Desde 5 de março de 1997, o dia de 9 de julho é feriado estadual em São Paulo. Proposição feita pelo ex-deputado Guilherme Gianetti foi assinada pelo governador da época, Mário Covas. Desde então, nesta data, os paulistas têm o feriado cívico para refrescar a lembrança da Revolução Constitucionalista de 32.

Para o deputado Coronel Telhada (PP), o 9 de julho deve ser lembrado por todos os paulistas como uma data de liberdade e de imposição da vontade do cidadão que pensa no melhor para o Estado. "Nós, que estamos vivos ainda hoje, devemos ter sempre os ideais daqueles homens que lutaram pelo Brasil. Foi uma das maiores ações militares da América Latina, no século 20", afirmou o deputado.

História

Em 24 de outubro de 1930, o presidente Washington Luís foi deposto, e o eleito para os próximos anos de mandato, o paulista Júlio Prestes, exilado. Em 3 de novembro daquele ano, Getúlio Vargas assumiu o chamado Governo Provisório, colocando fim à República Velha, conhecida pela famosa política do café com leite: soberania das oligarquias de São Paulo e Minas Genais. Fato ficou conhecido como Golpe de 1930 ou Revolução de 1930.

Vargas, porém, demorou a organizar uma Assembleia Constituinte, fechou o Congresso Nacional e nomeou interventores (governadores) aos Estados, condutas de centralização de poder. O interventor de São Paulo não agradou aos paulistas.

Para o historiador e professor David Ferreira Santiago, de 39 anos, a Revolução de 30 não foi uma revolução, apenas tem esse nome porque marca o fim da República Oligárquica. "O golpe de 30 é a decadência do regime regional do café com leite oligárquico. Os partidos eram estaduais e cada oligarquia tomava conta do seu partido republicano: leite em Minas Gerais e café em São Paulo. Eram quase que particulares dos fazendeiros e a maioria dos votos, de cabresto. Vargas era a antítese disso", disse.

"Getúlio Vargas era o nosso conservadorismo modernista e autoritário. É a versão fascista do Brasil, como ele mesmo já assumiu ser um entusiasta. Então, em 30, comandou o primeiro movimento centralizador do país, mas de maneira autoritária", completou.

A população de São Paulo não se contentou com os rumos do Governo Provisório. As mortes dos jovens Martins, Miraguaia, Dráuzio e Camargo (MMDC), em 23 de maio de 1932, durante confronto com forças do governo federal, foi o estopim da revolta paulista. Em 9 de julho, os revolucionários decidiram pegar em armas e repelir as forças federais. Eram cerca de 35 mil soldados do lado constitucionalista contra 100 mil varguistas.

"Os constitucionalistas acusavam Vargas de ser ditador e autoritário. Vargas acusava São Paulo de atender somente a interesses de cafeicultores. As duas acusações estão certas", explicou o professor de história.

A guerra civil trouxe um propósito à toda população. Durante a campanha "Ouro para o Bem de São Paulo", famílias doaram dinheiro e ouro para o movimento. Tinham desfiles infantis que exaltavam a bandeira do Estado. De fato, São Paulo caminhava unido, clamando por uma constituição ao povo brasileiro. O sentimento patriótico regional era unanimidade.

"A revolução deu aos paulistas um sentimento patriótico regional. O marido e a esposa doavam suas alianças. Era uma honra para as famílias tradicionais paulistas. Tinham desfiles militares infantis, a bandeira de São Paulo era espalhada pelas cidades. É claro que São Paulo não tinha onde comprar armas e balas, já que quem comandava o comércio bélico no território era o governo federal. Mas isso não exclui a importância desse movimento popular. Com certeza, toda população paulista viveu esse tempo muito além da guerra: era uma união", afirmou o historiador.

No dia 1° de outubro de 1932, quase três meses após o início do conflito, os paulistas se renderam, pois já não tinham mais homens e mantimentos suficientes para as batalhas. Oficialmente, 934 vidas foram perdidas em combate, embora que, extraoficialmente, existem registros de mais mortes - em torno de 2.200. Os líderes da revolução tiveram seus direitos políticos cassados e foram exilados em Portugal.

O saldo da revolução foi positivo para os interesses constitucionalistas. Em 1933, os paulistas tiveram um interventor civil nascido em São Paulo e, em 1934, foi reunida a Assembleia Constituinte para que fosse escrita a nova Carta Magna do Brasil.

"Se Vargas tivesse feito a proposta da Constituição antes da guerra, seria impossível fazer coisas que fez, pois desobedeceu ao Legislativo entre 30 e 32. Mas a participação paulista continuou, porque a política do café, de certa forma, permaneceu. Eu diria que há vantagens para ambos os lados", conclui David.

Assembleia

Desde 1968, quando foi construída em frente ao Parque do Ibirapuera, a sede do Parlamento Paulista tem o nome de Palácio 9 de julho, em memória à Revolução.

Ela é localizada ao lado do obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, ou Obelisco do Ibirapuera, que é um monumento construído em homenagem aos estudantes e soldados mortos na Revolução. Ele abriga os corpos dos estudantes do MMDC e de outros 713 ex-combatentes. É um patrimônio histórico tombado por conselhos estaduais.

Na tribuna do Legislativo Paulista, quando reaberto em 1935, o deputado Laerte Teixeira de Assumpção, ao ser empossado presidente, ressaltou que a Constituinte foi fruto da Revolução de 32. "Assim instalada, prepara-se agora esta Assembleia para restituir a São Paulo os moldes e garantias do regime constitucional", disse.

Também em homenagem, a Constituição Estadual de São Paulo foi promulgada em 9 de julho de 1935. Sobre o fato, o deputado Henrique Bayma, que era soldado e foi preso por participar da Revolução, afirmou: "Ninguém nega que o movimento de São Paulo fez a constitucionalização desse país. E o povo de São Paulo quer festejar o 9 de julho com a promulgação de sua Constituição. É dever imperioso desta Assembleia fazer que São Paula possa colher as recompensas de seu sacrifício".

Todos os anos, no dia 9 de julho, ocorre o tradicional desfile cívico militar em frente à Assembleia Legislativa e ao Obelisco do Ibirapuera. Ele é de extrema importância para o povo paulista, pois refresca a memória da luta pela Constituição brasileira. Em 2019, foi realizado o último desfile, já que, em 2020 e 2021, não foram possíveis por conta dos cuidados contra o coronavírus.

Patriotismo Regional

Mesmo após 89 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, algumas pessoas ainda pesquisam e dedicam suas vidas à causa. Como é o caso do ator, locutor e jornalista José Jantália, que declama poemas da Revolução.

"Meu patriotismo vem da riqueza da nossa história. O poema "Jovens de 32" termina com Paulo Bonfim (autor) pedindo que os jovens "voltem". É claro que eles não vão voltar, pois já morreram. Mas então, o que ele está pedindo pra voltar? O sentimento de patriotismo de 32!", afirma o jornalista.

José já declamou alguns poemas em solenidades da Assembleia Legislativa de São Paulo, como em julho de 2016, que deu vida às palavras de Paulo Bonfim.

Para o professor David Santiago, o sentimento patriótico vem diminuindo cada vez mais ao passar dos anos. "Desde 1970, as férias escolares caem em julho. Como a escola não trabalha essa data, poucos alunos sequer sabem o que significa o 9 de julho. Vão aprender somente quando estudam Era Vargas, e a maioria logo esquece", disse.

A opinião do jornalista é a mesma do professor. "O pessoal esquece muito de história e isso faz muita falta. O nome é cumprido e complicado. Revolução Constitucionalista não é um nome que gera curiosidade e interesse em crianças, infelizmente", afirmou. (Fonte: Alesp/SP)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais