Olimpia 24 Horas

PROFISSÃO/CARREIRA - 5 profissões do futuro na área de tecnologia

Postado em: 18/12/2020

A área de tecnologia tem sido o segmento mais promissor no mercado atual. Com a globalização e a acessibilidade das informações, a tecnologia se torna cada vez mais presente entre as novas gerações.

Muitas pessoas se questionam diariamente sobre o futuro profissional de suas carreiras, dos seus filhos e do mundo. Será que as profissões que conhecemos hoje serão substituídas por robôs? Como será o nosso futuro?

Refletir sobre esses temas é importante e cria novas possibilidades para os seres humanos se reinventarem. Entender a dinâmica da sociedade e a nova era que nos espera é essencial para trilharmos caminhos mais dinâmicos.

Várias profissões que já estavam em evidência e foram sucesso anos atrás, hoje estão em decadência e saturadas no mercado. 

Debater sobre esse processo é fundamental para compreender a evolução do planeta e como a tecnologia é responsável por grande parte dessas mudanças. Coisas que há poucos anos eram impensáveis e completamente fora do nosso alcance, hoje se tornaram banais no dia a dia. 

Atitudes como chamar um carro particular pelo smartphone, fazer uma chamada de vídeo com pessoas do outro lado do mundo, pagar contas apenas apontando a câmera do celular para um código, entre várias outras revoluções tecnológicas que hoje fazem parte do cotidiano das pessoas.

É importante refletir todas essas inovações com um olhar a longo prazo, estar preparado para o que a modernidade nos oferece e estar presente na evolução do mundo por completo. A tendência das mudanças de funções será significativa devido à substituição de aparelhos tecnológicos.


Mais tecnologias, mais facilidades

Empresas como a Uber e AirBnb são grandes exemplos de inovações no mercado que vieram para mudar a dinâmica dos serviços tradicionais de transporte e hospedagem.

Diante deste cenário, pessoas que trabalham com tecnologia têm sem dúvidas um futuro promissor no mercado de trabalho, visto que o mundo caminha cada vez mais para os avanços tecnológicos.

Você já parou para pensar quais habilidades serão requisitadas aos trabalhadores do futuro? Será que os aparelhos eletrônicos irão comandar tudo em um futuro próximo?

Neste artigo iremos te mostrar de que forma essa modernização ocorre e como estamos diretamente inseridos nessa nova era de tecnologia e consumo.

Além disso, te mostraremos algumas dicas de profissões em ascensão no futuro.


Millennials e Geração X

Você já se perguntou a qual geração pertence? Ou já parou para pensar sobre o impacto da sua geração para o mundo?

São questões como essas que nos levam a refletir sobre o papel de cada um na sociedade e de que forma as gerações são cada vez mais elementos de mudança na caracterização de um novo mundo.

A geração X representa as pessoas nascidas por volta dos anos 1960 até meados dos anos 1980 e trata-se de uma geração que deu início às grandes revoluções que vivenciamos hoje.

Foi justamente a geração X que iniciou os maiores avanços tecnológicos, foram os precursores de hábitos menos estigmatizados e restritos que caracterizavam as gerações passadas.

Já a geração Millennials são jovens nascidos entre 1980 e meados dos anos 1990, sendo os grandes responsáveis pela ascensão do empreendedorismo e a criação das startups do mercado.

Os Millennials vivenciaram de forma mais rápida os avanços da tecnologia e estão abertos constantemente a novas invenções e revoluções tecnológicas, sendo parte ativa desse processo na sociedade. 

Ao contrário da geração X, eles buscam cada vez mais o consumo consciente, produtos com propósitos e engajamento com a tecnologia sustentável.

Enquanto a geração X buscava maior estabilidade financeira, empregos tradicionais, adquirir e acumular bens, os Millenials dão preferência a empregos mais flexíveis, valorizam mais as experiências e o conhecimento, além de estarem abertos a experimentarem o novo constantemente.

Quando falamos da geração Y, que é ainda mais recente, as crianças já aprendem desde muito cedo a usar produtos eletrônicos e são o público alvo da maioria desses aparelhos.


Conheça algumas profissões tecnológicas do futuro

A seguir separamos algumas áreas e profissões que serão tendências dos próximos anos. Note que todas elas estão atreladas às novas tecnologias que já estamos consumindo atualmente.

Especialista em Tecnologia Sustentável

Quando falamos sobre o avanço da tecnologia e a ascensão de profissionais voltados para essa área, é inevitável relacionar o tema à sustentabilidade e inovações tecnológicas que reduzem os impactos ambientais.

Assim como é possível visualizar um mundo onde a tecnologia será cada vez mais presente em nossas vidas, os cuidados com o meio ambiente e o ecossistema se tornaram pauta de grandes avanços tecnológicos.

A tecnologia sustentável está cada vez mais acessível e presente em aparelhos inteligentes que vão desde geladeiras, micro-ondas e vários outros eletrodomésticos com alta eficiência energética.

Por isso, profissionais voltados a essas áreas estão cada vez mais requisitados no mercado e garantem um espaço de destaque nos negócios do futuro.


Especialista em Inteligência Artificial

Quando se fala em inteligência artificial, a maioria das pessoas já mentaliza robôs e filmes emblemáticos de ficção científica. 

Ao contrário do que muitos pensam, a inteligência artificial é um dos artefatos da tecnologia mais presentes no dia a dia das pessoas e está inserida em aparelhos comuns do nosso uso pessoal.

Desde smartphones, softwares de gestão empresarial, aplicativos de chats e várias outras funcionalidades só acontecem por meio de sistemas de inteligência artificial. 

Sendo assim, profissionais formados em tecnologia da informação, ciência da computação e engenharia da computação são exemplos de capacitadores da IA e com grande demanda no mercado.

Além disso, já há formações específicas na área que envolve a atuação do especialista em IA em projetos de negócios, arquitetura, indústria e serviços digitais.


Analista de Big Data

A inteligência artificial só se faz possível por meio da computação em nuvem e o Big Data. De forma geral, o Big Data é um conjunto de técnicas que analisam grandes quantidades de dados e transformam em informação em tempo hábil.

O termo Big Data está diretamente ligado ao armazenamento de dados e é caracterizado por 5 elementos: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

Você com certeza já pesquisou algum produto no Google e se deparou com várias propagandas do mesmo nicho logo em seguida. Isso tudo acontece justamente pelos dados que nós usuários geramos na internet.


Desenvolvedores de Softwares

Os softwares apoiados pela Inteligência artificial é o que mantém a maioria dos programas e serviços eletrônicos funcionando mundialmente, desde as redes de comunicação digital até o caixa eletrônico dos bancos.

Por meio de uma programação, os profissionais desenvolvedores de softwares irão criar soluções para atender determinadas necessidades de um produto. 

Além disso, eles são responsáveis pela manutenção dos programas e pelo bom funcionamento desses softwares.


Desenvolvedores de Aplicativos

O profissional responsável por desenvolver aplicativos são também conhecidos como desenvolvedores móbiles. Esses profissionais analisam as necessidades do cliente, implantam as ferramentas, recursos e programam o desenvolvimento desses aplicativos.

Hoje em dia, os smartphones são itens indispensáveis na vida das pessoas. Uma grande parcela da sociedade passa maior parte do tempo navegando pelos aplicativos do que fora deles.

Pensando nisso, desenvolvedores podem criar plataformas oficiais para promover seus apps, com investimento pequeno em um domínio oficial e hospedagem de sites. 

Com o valor dos pacotes de web host e domínio cada vez mais acessíveis, esse processo se tornou muito mais fácil. Isso é importante porque ter um site oficial gera maior credibilidade no mercado de aplicativos, visto que existem vários apps e softwares piratas por aí.

Hoje em dia, aplicativos que possuem sites e uma plataforma que permite contato direto com o público passam maior segurança aos usuários e possuem maior visibilidade.


Conclusão

Metade da geração passada que prezava pelo diploma e valorizava a técnica acima de tudo, não existirá mais daqui 5 anos. Esse novo mundo que está se configurando agora por meio dos Millennials irá exigir cada vez mais habilidades e criatividade aos profissionais da tecnologia.

Com as profissões do futuro voltadas à tecnologia e as mudanças na sociedade, é comum que muitas áreas sejam vistas com mais importância do que outras. Por conta disso, a procura por esses profissionais também será cada vez maior no mercado.

Para quem busca trabalhar na área, é muito importante investir em diferenciais significativos no mercado de trabalho. Até para os freelancers, buscar ferramentas de divulgação dos trabalhos é essencial.

Uma das opções mais usadas é a criação de sites como alternativa de portfólio digital, pois é uma forma criativa e bem mais original de apresentar os trabalhos do que os currículos tradicionais, principalmente quando se trata de profissionais da tecnologia.

Para isso, basta contratar um bom serviço de web host, registrar um domínio personalizado e investir pesado na criatividade do conteúdo. Além disso, dependendo da área, o próprio canal já pode servir como uma forma de obter novos trabalhos.

Quando falamos em futuro, as possibilidades de carreira se transformam em um leque de oportunidades. Olhar para o mundo com uma perspectiva futurista é estar aberto a novas revoluções tecnológicas e mudanças no mercado de trabalho.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais