Olimpia 24 Horas

PORTO E LISBOA-Os destinos mais populares para brasileiros que procuram se mudar para Portugal

Postado em: 14/02/2022

Apesar dos esforços recentes do governo português de aumentar a densidade populacional nas cidades do interior, dados da empresa imobiliária Imovirtual mostram que a maioria dos brasileiros que pretendem se mudar para o país e estão a procura de imóveis ainda têm predileção pelas cidades costeiras de Porto e Lisboa.

Porto/Portugal

No momento a maior porcentagem de brasileiros busca alugar uma casa ao invés de comprar, sendo as top 3 cidades mais requisitadas Porto (23.3%), Lisboa (20,3%) e Braga (20%).

Lisboa/Portugal

Já faz um tempo que Portugal tem tentado dar gás ao desenvolvimento econômico das suas cidades interioranas que têm sofrido com uma queda populacional, e fez isso por meio de modificações ao Esquema Golden Visa (retirando Lisboa, Porto e o Algarve das cidades elegíveis) e também estendendo auxílios financeiros a brasileiros que resolvessem se mudar para cidades ao leste. Tal estratégia é de fato muito inteligente, visto que os cidadãos latino-americanos são, de longe, a maior comunidade de expatriados em Portugal, com quase 190 mil pessoas já a viver por lá (e dezenas de milhares a adquirirem a tão desejada nacionalidade portuguesa todo ano). Esses números, obviamente, não incluem as várias pessoas que ainda não regularizaram seus documentos, visto que dados do Itamaraty mostram que tal quantidade pode ser muito maior, chegando a cerca de 276 mil brasileiros no país.

Todavia, parece quase inevitável desviar essa onda de pessoas para o leste, quando a maioria são jovens de 25 a 34 anos que geralmente buscam um lugar que ofereça uma mistura de oportunidades de emprego e uma vida noturna agitada, e as grandes cidades de Lisboa e Porto acabam se encaixando certinho neste perfil.

Com arquiteturas lindíssimas, infraestrutura de ótimo qualidade, imensa quantidade de museus, parques, restaurantes de alta gastronomia, eventos culturais e bares que não dormem, não é à toa que Lisboa acolhe mais de 50.000 e Porto mais de 20.000 do total de brasileiros que moram no país.

Porto, entretanto, tem passado na frente de Lisboa em popularidade ultimamente, e a motivação por detrás dessa mudança pode ser pela considerável diferença nos custos de aluguel e de vida. Como mostram os dados da Imovirtual, o aluguel de um apartamento de 2 a 3 quartos no centro de Lisboa foi cotado em 1.308 euros em janeiro deste ano, enquanto que em Porto o mesmo apartamento se encontrava por cerca de 1.035 euros (uma boa diferença visto que 300 euros são suficientes para as compras de supermercado mensais, por exemplo).

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais