Olimpia 24 Horas

PERIGO! As dietas mais absurdas da história

Postado em: 22/05/2018

Dieta do Martini, do ovo cozido, do cubo de gelo... Conheça algumas das dietas mais malucas e quais são os perigos por trás de tantas restrições

Estar dentro da faixa de peso recomendada para sua idade, sexo e tipo físico não é apenas uma questão estética, mas também uma das principais medidas para evitar muitas doenças, incluindo diabetes, síndrome metabólica e alguns tipos de câncer.

Porém, o emagrecimento obtido a qualquer custo, como a perda de peso promovida pelas “dietas malucas”, não é um processo saudável. Pode até ser que a pessoa perca alguns quilos temporariamente, mas também se perde saúde.

Dietas restritivas não são sustentáveis, o que significa que o corpo sofre com a privação, fica suscetível a doenças e entra em um modo de economia de energia que fará a pessoa engordar assim que voltar a comer normalmente.

Pensando nisso, fizemos uma lista com as dietas mais absurdas de que se tem notícia, mas avisamos desde já: você não deve segui-las, pois elas não ajudam a emagrecer e ainda oferecem riscos para a saúde! Saiba quais são:

Dieta do cubo de gelo

Vamos começar com uma das mais absurdas, que consiste em colocar cubos de gelo na boca quando se sente fome. Sim, a água é essencial para o bom funcionamento do organismo, o emagrecimento e a saciedade, mas não dessa forma!

Ao tentar se “alimentar” de água, o corpo pode entrar em colapso pela mais absoluta falta de proteínas, carboidratos, vitaminas e outros nutrientes – e é muito mais provável que você fique doente do que realmente consiga seguir essa dieta por muito tempo.

Dieta Master Cleanse

Essa dieta de nome sofisticado se propõe a fazer um detox por meio do consumo de uma limonada preparada com pimenta-caiena e xarope de bordo (maple) em substituição às refeições, água com sal pela manhã e laxantes antes de dormir.

A cantora Beyoncé teria feito essa dieta por 14 dias, mas ela não deve servir de exemplo: depois de tanta privação, seu corpo pode entrar em um modo de economia de energia e, quando você voltar a se alimentar, tudo será armazenado na forma de gordura.

Dieta do Martini

Se você está pensando que esta dieta envolve tomar vários drinks feitos com gim e vermute seco, calma que não é bem assim. Na verdade, a proposta seria fazer três refeições por dia, sendo que cada uma delas deve caber em uma taça de Martini, de 90 ml.

Dizem os boatos que as atrizes Eva Longoria e Kate Beckinsale já foram adeptas dessa dieta, mas só o que podemos ter certeza é que ela não é nada saudável. Afinal, seria muito difícil fornecer ao corpo tudo o que ele precisa dessa maneira.

Dieta da papinha de neném

Essa dieta segue o princípio da Dieta do Martini por impor um limite no volume de comida por refeição: neste caso, trata-se de um daqueles potes de papinha. A diferença é que a comida será sempre a própria papinha.

Aparentemente, as atrizes Reese Whiterspoon e Jennifer Aniston já seguiram essa dieta, mesmo já estando bem crescidinhas para que a alimentação indicada para um bebê fosse suficiente para elas.

Vale lembrar que muitas papinhas são riquíssimas em carboidratos e pobres em proteínas, e elas podem causar pico glicêmico pelo excesso de açúcar no sangue, o que dá ainda mais fome.

Dieta do ovo cozido

O ovo é um alimento muito nutritivo devido ao seu conteúdo de proteínas de alta qualidade, vitamina A, E e do complexo B e minerais como cálcio, ferro e zinco. Inclusive, ele é indicado em várias dietas de emagrecimento, mas algumas passam dos limites.

Nicole Kidman, por exemplo, alimentou-se apenas de ovos cozidos para perder o máximo de peso possível para o filme “Cold Mountain”, sendo uma unidade no café da manhã e duas ou três no almoço e no jantar.

Um dos principais problemas é que um ovo cozido tem cerca de 200 mg de colesterol, enquanto o limite diário saudável seria de 300 mg. Assim, ao fim do dia, você acabaria ingerindo até 1.400 mg dessa gordura!

Dieta da banana

A banana é rica em fibras, potássio, magnésio e vitamina A, por isso ela é muito saudável. O problema é quando as pessoas resolvem se alimentar exclusivamente dessa fruta em todas as refeições!

Além do risco de perda muscular e anemia devido à falta de vitamina B12, os adeptos dessa dieta podem não emagrecer em função da alta quantidade de carboidratos, que favorecem o acúmulo de gordura na região abdominal.

Dieta do passarinho

Se você não é uma ave, não vai ser muito bom para o seu organismo ter uma alimentação baseada apenas em grãos e sementes como soja, gergelim e linhaça. Por mais que eles ofereçam benefícios, seu consumo exclusivo não é algo saudável.

A cantora Victoria Beckham, que vive chamando atenção por sua magreza excessiva, teria seguido essa dieta. Porém, como o regime é pobre em proteínas e vitaminas, ela acabou perdendo massa muscular e ficando muito fraca.

Emagrecimento saudável

Se você gostaria de perder alguns quilos por questão de saúde ou estética, saiba que não existe solução milagrosa. Assim, em vez de seguir uma dieta restritiva, o mais indicado é associar uma reeducação alimentar com os exercícios físicos.

Reduzir o consumo de doces, frituras, alimentos gordurosos e produtos industrializados e dar preferência a frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes magras é a base de qualquer dieta saudável.

Recomenda-se buscar o auxílio do nutricionista para conhecer o cardápio mais apropriado para suas necessidades e um profissional de Educação Física para acompanhar seus exercícios.

Vale lembrar que nem mesmo a cirurgia plástica faz milagre. Embora a lipoaspiração, a lipoescultura, a abdominoplastia e outros procedimentos ajudem a redesenhar os contornos corporais, eles não são indicados para a perda de peso.

Para obter os melhores resultados, é necessário que o paciente já esteja dentro de uma faixa de peso saudável (ou pouco acima dela). Por isso, o primeiro passo é sempre a adoção de hábitos que visam uma melhora na saúde, combinado?

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais