Olimpia 24 Horas

PENA EM DOBRO!Câmara aprova projeto que dobra pena por desvio de recursos de combate a pandemia

Postado em: 02/09/2020

Projeto apresentado no início da calamidade pública, pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP), foi votado e aprovado em Plenário nesta terça-feira (1º/9)

Proposta vai ao Senado depois de ser aprovada pelo Plenário da Câmara com 486 votos favoráveis, 64 contrários e uma abstenção (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

Câmara dos Deputados aprovou em Plenário, por 421 a 64, o Projeto de Lei (PL) 1485/20 — que dobra penas aplicadas aos agentes públicos envolvidos em casos de corrupção que retirem recursos destinados ao enfrentamento à pandemia. Entre os crimes que devem ter a pena máxima duplicada estão associação criminosaemprego irregular de verbas públicas e corrupção passiva. (Foto: Deputada Adriana Ventura - NOVO/SP)

O texto também dobra o tempo de reclusão previsto para quem cometer crime de corrupção ativaquando alguém oferece propina a um funcionário público —, sempre que o objetivo for desviar verba que deveria ser usada no combate ao estado de calamidade pública.

Por fim o projeto altera a Lei de Licitações para duplicar também as penalidades aplicadas à adulteração nos processos de compra de insumos ou contratação de bens e serviços destinados ao enfrentamento da crise sanitária.


Tramitação

O PL 1485/20 foi proposto pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP) ainda em abril — logo após as primeiras semanas de combate à pandemia da covid-19 no país. A deputada Greyce Elias (Avante-MG) foi relatora da proposta e fez alterações no texto votado nesta terça-feira (1º/9).

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais