Olimpia 24 Horas

PARCERIA INTERFEDERATIVA - Prefeituras de São Paulo vão receber capacitação sobre gerenciamento

Postado em: 15/09/2021

Programa de Treinamento será composto de quatro módulos e tem o objetivo de auxiliar os gestores na implementação do Novo Marco do Saneamento Básico

A falta de conhecimento sobre os novos dispositivos legais, a ausência de projetos e de planejamento técnico na área de saneamento básico, assim como a escassez de recursos para implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos são realidades vivenciadas cotidianamente por grande parte das gestões municipais do país. 

Com o objetivo de oferecer suporte técnico e orientação aos gestores públicos de São Paulo quanto à implementação das exigências legais do Novo Marco do Saneamento Básico, em vigor desde o mês de julho do ano passado (Lei 14.026/20), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Saneamento; o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio-Ambiente; e a Associação Paulista de Municípios (APM) deram as mãos para promover um Programa de Treinamento sobre Sustentabilidade Econômico-financeira e cálculo de custos e cobranças. 

A capacitação, prevista para ter início no mês de outubro, contará com quatro módulos e vai auxiliar as prefeituras na implementação das taxas de cobranças para o manejo do lixo, exigência estabelecida pelo novo Marco do Saneamento Básico. O treinamento será fornecido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

“Essa é uma grande oportunidade de engajar os gestores municipais do Estado e mostrar a importância e a prioridade que o tema passou a exigir na agenda desenvolvimentista do país, sobretudo com o Novo Marco Legal. No Estado de São Paulo ainda existem 24 lixões a céu aberto e 30% das prefeituras ainda não realizam a coleta seletiva. A Frente Parlamentar Mista de Resíduos Sólidos apoia a iniciativa e se coloca à disposição para somar esforços nessa missão de transformar a gestão do lixo no Brasil”, destaca o deputado federal Geninho Zuliani (DEM/SP), coordenador das Frentes Parlamentares de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos.

Mais informações sobre as inscrições devem ser disponibilizadas nos próximos dias pela Abrelpe.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais