Olimpia 24 Horas

PANDEMIA-Equipes da Vigilância Sanitária e do Centro Veterinário são homenageados pelo empenho

Postado em: 03/08/2022

O reconhecimento é feito aos servidores que enfrentaram adversidades e hostilidade em busca de fazer com que as medidas para contenção da doença fossem cumpridas e vidas salvas

Servidores da Vigilância Sanitária e do Centro Veterinário da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Barretos foram homenageados na terça-feira, 02, pela atuação durante o período mais acentuado da pandemia. A homenagem foi proposta pela Câmara Municipal, por meio do vereador Professor Adilson. Na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeita Paula Lemos, acompanhada pelo vereador e pelo secretário de Saúde, Kleber Rosa, entregou a homenagem aos funcionários.

A prefeita lembrou que, na busca de conter a doença que assolava a nossa população, esses funcionários colocaram a segurança pessoal em risco. “Vocês também são responsáveis por termos chegado até aqui. Não é fácil entrar em um estabelecimento, informar que está descumprindo as regras, que tem que fechar as portas. Hoje a Covid está controlada graças à vacina, aos médicos, enfermeiros, mas também graças a vocês. Muitas vezes as pessoas não percebem, mas vocês foram de fundamental importância nesse processo”, afirmou Paula.

Ela também comentou com os homenageados sobre o empenho da prefeitura, em respeito aos servidores, de colocar em dia a dívida com o Instituto de Previdência do Município de Barretos (IPMB), herdada de gestões passadas, e sobre o trabalho em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) para construir um novo plano de carreira. “Quero que nessa construção eles venham aqui para ouvir as reinvindicações de vocês”, disse.

Homenageados

O coordenador da vigilância sanitária, Flávio Júlio do Nascimento, ressaltou que a homenagem é gratificante. “A pandemia chocou a todos. Em uma época em que estávamos perdendo pessoas queridas para essa doença devastadora em escala global, uma parte da população compreendia, mas tivemos dificuldade em fazer com que todos respeitassem esse momento crítico pelo qual o Brasil e o mundo passavam”, lembrou.

“A prefeita escutou as orientações técnicas e tomou as medidas necessárias para evitar a disseminação dessa doença no nosso município. Gostaríamos que os munícipes nos ajudassem, mas muitas vezes foi necessário recorrer a autuações para que as medidas fossem cumpridas. Nas ruas, nossas equipes encararam desde noites frias até confrontos”, ressaltou. Nesse processo de fazer com que as medidas fossem cumpridas, chegou-se ao episódio em que um disparo foi feito contra um carro da Saúde quando um motorista ia buscar uma das equipes. Apesar dos danos materiais e do disparo ter passado perto do funcionário, felizmente ele não foi atingido.

Flávio também lembrou que a Covid-19 ainda nos atinge e que ações para evitar o contágio pela doença seguem importantes. “Medidas como usar máscara quando está em grupo, em especial quando se está com algum sintoma, ou mesmo pelo fato de que há casos assintomáticos ainda podem ser adotadas pelas pessoas, mesmo que não sejam obrigatórias”.

Stella Maria de Paula, coordenadora do Centro Veterinário São Francisco de Assis, que estava entre os homenageados juntamente com sua equipe, lembrou que se desdobravam entre as consultas clínicas e cirúrgicas que atendem rotineiramente e o apoio às equipes de fiscalização. “Eu não esperava esta homenagem, é gratificante ter o trabalho da gente reconhecido. Foi um trabalho bem exaustivo. A gente saía nas noites para vistoriar festas, a gente também tinha medo de contagio e precisávamos desempenhar o nosso trabalho. Foi muito bom o reconhecimento”, destacou. Stella também lembrou que o trabalho continua e que não se pode descuidar.

José Augusto, fiscal da vigilância sanitária, relatou que o período da pandemia exigiu bastante de todo o funcionalismo público. “Dos funcionários da saúde em geral, dos médicos e enfermeiros e de nós que fazemos parte da retaguarda. Nosso trabalho sempre é em prol da população, para preservar vidas, a saúde, a qualidade de vida da população. Sempre estamos de olho pelas ruas nesse sentido e continuamos na pandemia, enfrentando ainda mais riscos e com uma missão que se tornou ainda maior”, afirmou.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais