Olimpia 24 Horas

PALCOS VAZIOS: setor de eventos prevê mais um ano de paralisação e prejuízos

Postado em: 21/03/2021

Resumo da notícia

  • Em abril de 2020, 98% das empresas de eventos já haviam sido afetadas pelas restrições decorrentes da pandemia de coronavírus, segundo o Sebrae.
  • Este ano, espetáculos, feiras e congressos seguem sendo adiados.
  • Os profissionais técnicos são os que mais vêm sofrendo com a paralisação que já completa um ano.

setor de eventos é um dos que mais está sofrendo com as restrições impostas para conter a pandemia de coronavírus. Em abril de 2020, 98% dos negócios do ramo tinham sido afetados pelas restrições, segundo levantamento do Sebrae.

Neste ano, espetáculos, feiras e congressos seguem sendo adiados. Representantes da categoria afirmam que os prejuízos são incalculáveis. Os profissionais técnicos são os que mais vêm sofrendo com a paralisação que já completa um ano.

Feiras e congressos

No início da quarentena, os representantes do setor de feiras e congressos acreditavam em uma retomada ainda em 2020. Segundo Fátima Facuri, presidente da Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), os eventos estão marcados para o segundo semestre de 2021 e as empresas ainda acreditam na retomada.

No último ano, apesar das tentativas de realização dos eventos pela internet, o formato presencial se mostrou imprescindível para o mostruário de produtos e o networking.

“A gente não acredita em evento virtual porque não gera negócio. Imagine uma feira de cosméticos ou de equipamentos: como uma empresa vai fazer uma compra de milhões por uma plataforma virtual, sem ter tido contato com o produto?”, explica Facuri.


Crédito e renegociação

O setor destaca duas medidas do governo federal que auxiliaram os empresários na manutenção dos negócios. A primeira foi a possibilidade de redução e suspensão de salários dos funcionários. A  segunda permitiu o reembolso não imediato dos valores de ingressos.

Uma terceira alternativa foram os bancos. De acordo com o Sebrae, 35% das empresas de eventos conseguiram levantar crédito para uso futuro.


Esperança de retomada

Mesmo com essas alternativas, o setor iniciou 2021 na estaca zero. Todo o trabalho do ano passado se baseou no planejamento de uma retomada e é nela que os empresários ainda se apoiam.

“Temos uma perspectiva de retorno. Assim como os shopping centers puderam reabrir com todos os cuidados, a gente também acha que as feiras de negócios poderiam voltar. Inclusive, em alguns estados, como o Rio de Janeiro já chegaram a acontecer eventos do tipo”, afirma Facuri.


Teatro

Equipes de elenco com vários atores. Peças canceladas. Alguns até tentaram voltar com alguns espetáculos presenciais, mas tiveram que cancelar de novo. Os espetáculos tradicionais são outro tipo de evento que está paralisado há quase um ano.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais