Olimpia 24 Horas

PADRE IVANALDO - VOLTAR-SE PARA DEUS!

Postado em: 23/02/2018

O período quaresmal, tempo de preparação para a celebração da Páscoa, núcleo central da fé cristã, propõe-nos seguir, em atitude de conversão, os passos do Senhor. Seguir Jesus não significa, simplesmente ´ir atrás Dele´. Segui-Lo é, antes de tudo, experiência de fé, que brota do encontro pessoal com o Senhor, transformando-nos. Assim, torna-se imperativo conformarmos, cada vez mais, nossa vida e nosso jeito de ser á vida e jeito de ser de Jesus.

De forma pedagógica, á luz da Palavra de Deus e dos exercícios espirituais (oração, jejum e caridade), a quaresma propõe um processo que favorece e incentiva a conversão, como expressão concreta do compromisso para com Deus, consigo mesmo e com os irmãos. Passo a passo, deixamo-nos preencher pelo amor de Deus manifesto em Jesus Cristo, que nos chega de modo particular, através da Igreja, sinal que evidencia a presença de Deus entre os homens.



O Evangelho Segundo Marcos ilumina a quaresma deste ano propondo como primeiro movimento do seguimento fiel dos passos do Senhor o ´Voltar-se para Deus´. Ilumina esta atitude de fé a passagem na qual Jesus, antes de iniciar seu ministério público, é levado, pelo Espírito Santo, ao deserto onde sofre a tentação de satanás (Marcos 1,12-15). 

´Voltar-se para Deus´, mais que movimento físico-motor é atitude de fé que envolve a totalidade do ser (o pensar, o sentir, o agir). É possível estar com alguém sem dedicar-lhe a devida atenção; é possível conviver com alguém sem voltar-se para ele; é como falar com alguém e teclar ao celular simultaneamente, sem dispensar-lhe respeito. Tantos se queixam da escuridão, como se ela existisse por conta própria; sem se darem conta de que a escuridão só nos invade quando estamos de costas para Deus, o grande sol de nossas vidas.

´Voltar-se para Deus´ é atitude de fé. Certamente, dispondo-nos a este compromisso, as forças do mal não se darão por contentes e se aproximarão para desviar nossa atenção do foco. Abramo-nos, como Jesus, á ação do Espírito Santo que, em meio aos desertos da vida, nos conduz, conforta e ilumina. Corajosa, amorosa e alegremente perseveremos nos passos do Senhor! Volte-se para Deus que sempre está focado em você!

Ivanaldo Mendonça
Padre, Pós-graduado em Psicologia
[email protected]

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais