Olimpia 24 Horas

PADRE IVANALDO - SER MADURO

Postado em: 25/05/2018

Por muito tempo os conceitos de idade e maturidade estiveram atrelados. Esperava-se e exigia-se, muitas vezes, que um adulto se portasse diferentemente de um adolescente; da mesma forma, em função da idade, tolerávamos e compreendíamos comportamentos desajustados, advindos de uma criança. Um olhar apurado da realidade faz-nos perceber que idade e maturidade estão relacionados, mas, não necessariamente, dependentes. Ao idealizar o ser humano mais perfeito possível, movidos pela esperança, ignoramos, inconscientemente, elementos significativos.

O processo de desenvolvimento humano é dinâmico; para além da referência cronológica, as medidas do tempo (segundo, minuto, hora, dia...), sofremos efeitos e interferências diretas de outros elementos que não podem ser controlados pela precisão matemática, especialmente os fatores psíquico, afetivo, relacional e espiritual. De maneira geral, espera-se de uma pessoa madura a capacidade mínima e suficiente de integrar, sadiamente, as diversas dimensões que a constituem, manter-se em equilíbrio e responder, assertivamente, ás demandas internas e externas do existir.



As atuais circunstâncias impõem-nos elementos que, ao invés de favorecer o equilíbrio e a assertividade, produzem personalidades desintegradas e uma sociedade débil. A angústia e sofrimento decorrentes desta situação geram duas conseqüências: a fuga, cujo sintoma é a depressão, e/ou, a ira, cujo sintoma é a violência. Ratifica esta verdade a insistência, por parte de pensadores, estudiosos, cientistas e correntes espirituais, no cultivo de elementos básicos ao ser humano e ás suas necessárias relações. Aprender a dizer ´bom dia´, ´com licença´ e ´por favor´ é matéria nas universidades.
Não existe ser humano completo, mas é possível elencar características básicas da maturidade, que servem como critérios de discernimento e superação das debilidades ás quais, todos, somos sujeitos.

São sinais de maturidade humana:
 
1. Alta capacidade de frustração e tolerância: manter o equilíbrio, a identidade do eu, relações estáveis com os demais e o sentido da vida, sobretudo, quando fortemente ameaçado;

2. Capacidade de levar adiante ações com bom êxito (deligência): Converter idéias e projetos em ações concretas; ser capaz de realizar com excelência;

3. Equilíbrio emocional: auto-controle, estabilidade de ânimo, serenidade, pontualidade e firmeza nas decisões;
 
4. Aceitação da realidade (objetividade): transparência, verdade, bom humor, saber escutar e discordar com avidez;


Não se espera de uma criança, adolescente e jovem este grau de maturidade. Lastima-se, entretanto, a enorme quantidade de adultos e idosos que não a possuem, sequer, minimamente. Diferentemente da idade cronológica, a maturidade é uma busca, que exige muito empenho. Os beneficiários desta conquista, primeiramente, somos nós mesmos e, consequentemente, todos aqueles que cruzarem nosso caminho. Busquemos a maturidade!

Ivanaldo Mendonça
Padre, Pós-graduado em Psicologia

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais