Olimpia 24 Horas

PADRE IVANALDO MENDONÇA - OS ´PÉS DE BARRO`CAIRÃO!

Postado em: 28/11/2021

A última semana do ano litúrgico, o calendário celebrativo da Igreja, inaugurada com a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, através da Palavra de Deus, proclamada, rezada, partilhada, refletida e testemunhada, constantemente, por quem se dispõe a seguir Jesus Cristo com fidelidade, é de rico teor, evidenciando, sobretudo, com muita clareza, valores sobre os quais a fé cristã deve ser/estar edificada.  

Valendo-se de linguagem figurada própria do gênero apocalíptico, que se serve de imagens fortes e movimentos impactantes para transmitir a mensagem de esperança aos homens e mulheres de fé de todos os tempos, aos cristãos, esta tem como principal conteúdo: em meio ás tribulações e perseguições de quaisquer naturezas sejam fiéis, pois o Senhor Deus tem a última palavra sobre todas as realidades! A vitória de Cristo e dos que Nele perseveram é certa! 

Contendo, igualmente, elementos de natureza profética, a linguagem apocalíptica, sobretudo, no Antigo Testamento, menciona a ação de Deus em favor do assim chamado ‘povo eleito’. Nesse sentido, os livros proféticos dedicam-se, especialmente, a anunciar a salvação que vem de Deus e a denunciar as ações que contrariam Sua vontade, sejam as praticadas pelo povo de Israel, sejam aquelas das quais este povo é refém. Este enfoque manifesta-se, fortemente, em relação ás muitas tentativas de domínio dos povos inimigos, tidos como pagãos, sobre Israel.

No livro de Daniel (Dn 2,31-45), redigido cerca de 530 anos antes de Cristo, o profeta interpreta o sonho do rei Nabucodonosor, prevendo: reinados que tentarão se impor sobre Israel cairão sobre si. Ele visualiza uma enorme estátua cuja cabeça é de ouro, o peito e braços de prata, o ventre e coxas de bronze, e os pés, parte de ferro, parte de barro. Tal estátua equipara-se aos quatro reinos que se sucederam sobre Israel: babilônico, medo-persa, greco-macedônico e romano. Como a estátua, tão grande e pesada, pode ser sustentada por pés de ferro e barro? Tudo veio ao chão! 

A profecia continua viva! A Palavra de Deus não passa, é sempre presente! Quantos tentam se impor sobre nós? Pessoas, grupos, instituições, poderes das mais diversas naturezas, tão iguais ao ouro, prata, bronze, ferro.... Grandes, fortes e violentos a ponto de, por vezes, termos a impressão de que não resistiremos. Permanece fiel! Confia no Senhor! Guarda a esperança! O mesmo Deus que defendeu Israel e ressuscitou Jesus dentro os mortos nos vale! Quanto aos pés de barro? Simplesmente cairão!  

       
 Ivanaldo Mendonça
Padre, Pós-graduado em Psicologia
[email protected]

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais