Olimpia 24 Horas

PADRE ANTONIO - DOMINGO DE RAMOS: O CONTRASTE

Postado em: 22/03/2018 Por Monsenhor Antonio

Na liturgia deste domingo, com o anúncio da Palavra de Deus e através das procissões que são realizadas, podemos comprovar que começamos a Semana Santa presenciando, na prática, quais são os filhos da luz e quais são os filhos das trevas. Ao enviar-nos seu Filho na pessoa de Jesus de Nazaré, Deus nos oferece a última oportunidade: Ele nos é enviado como a Luz do mundo, porque, com o seu exemplo e a sua Palavra, nos mostra o caminho que devemos seguir como filhos de Deus. E, assumimos o compromisso de ser luz para defender a justiça e semear a fraternidade e a paz. Os que escolhem imitar o comportamento dos homens e seguir as suas teorias são os filhos das trevas que difundem o egoísmo, o consumismo, a fome, e a violência. Chegou a hora da escolha!

Iniciamos o dia com a Procissão dos Ramos. Depois da Bênção dos Ramos, o Evangelho de São Marcos (11, 1-10) diz: "Quando se aproximaram de Jerusalém, na altura de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos dizendo: "Ide até o povoado que está em frente e, logo que ali entrardes, encontrareis amarrado um jumento que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui! Se alguém vos disser: 'Por que fazeis isso? dizei: O Senhor precisa dele, mas logo o mandará de volta’. Eles foram e encontraram um jumento amarrado junto de uma porta, do lado de fora, na rua, e o desamarraram. Alguns dos que estavam ali disseram: "O que estais fazendo, desamarrando esse jumentinho?". Os discípulos responderam como Jesus havia dito, e eles permitiram. Levaram então o jumento a Jesus, colocaram sobre ele seus mantos e Jesus montou. Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam apanhado nos campos. Os que iam na frente e os que vinham atrás gritavam: "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino do nosso pai Davi Hosana no mais alto dos céus!". Estes são os filhos da luz. Por isso o aclamam a Jesus como Rei.

Aparecem, também, os filhos das trevas. Eles nos obrigam fazer uma reflexão especial, porque estão orientados pelos sacerdotes, mestres da lei e os responsáveis pela religião judaica. Os que deviam apoiar a chegada de Jesus pedem para que ele mande à multidão se calar: E, ele respondeu: "Em verdade vos digo: Se eles se calarem as pedras vão falar". Mas esta, só é a primeira expressão contrária a Jesus e à sua palavra. A partir deste momento, eles usarão todos os meios para manipular o povo e chantagear o juiz para que ele seja crucificado. Esta é a história que nos conta Marcos (15,1-39).

Esta é a alternativa que nos apresenta a quaresma: seguir as teorias diabólicas que inventam os homens que nos deixaram como resultado - a destruição da natureza, a corrupção, a fome, a violência, e a morte, na terra. Na eternidade veremos depois. Ou seguir o exemplo e os ensinamentos de Jesus, que morreu para que os nossos pecados sejam perdoados e assim sejamos filhos Deus, garantindo que o Pai cuide de nós, nos oferece alegria e paz neste mundo e a felicidade eterna.

Monsenhor Antonio

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais