Olimpia 24 Horas

OUTUBRO ROSA - Saúde de Olímpia intensifica ações sobre prevenção ao câncer de mama

Postado em: 06/10/2021

Considerado o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa visa promover campanhas direcionadas aos cuidados e prevenção à doença. Pensando nisso, em Olímpia, a secretaria de Saúde está promovendo diversas ações para intensificar as orientações junto às mulheres atendidas na rede pública.

De acordo com a diretora da Divisão de Atenção Básica, Amanda Ferrarese, durante todo o mês as equipes das Unidades de Saúde farão um trabalho especial e dedicado ao tema. Entre as atividades estão a disponibilização de cartazes informativos sobre a doença, orientações em sala de espera, orientação individual com mulheres durante as consultas médicas, coletas de preventivos, solicitação de mamografia para mulheres que tenham indicação, além da identificação de moradoras com sinais ou sintomas para o devido acompanhamento, entre outras ações.

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de que mais de 66 mil novos casos de câncer de mama tenham sido registrados no Brasil, em 2021. As mortes somam mais de 18 mil. Vale ressaltar que, ainda que raro, o câncer de mama também pode se manifestar em homens, representando cerca de 1% do total de casos no país.

Assim como diversas outras doenças, os casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis de vida como a prática de exercícios físicos, controle de peso, não consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, entre outros.

Ainda conforme orientações do INCA, a principal manifestação da doença é a presença de nódulos nos seios, fixos e geralmente indolores, percebidos em 90% dos casos pelas próprias mulheres. Além disso, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e pequenos nódulos nas axilas e pescoços também são outros sinais que devem ter atenção.

Em caso de perceber sintomas, a orientação é para que a mulher procure a Unidade de Saúde de referência para os devidos cuidados.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais