ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE BARRETOS emociona durante Concerto Internacional
Postado em: 03/10/2022
Apresentação lotou a igreja, recebendo elogios e aplausos de pé
Emoção é a palavra que define o I Concerto Internacional com a Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos. Realizado sob a regência do maestro peruano Fernando Ortiz de Vilatte e com a participação da violinista venezuelana, Paola Rojas, o concerto realizado na última sexta- feira, dia 30 de setembro, atraiu um grande público no Santuário Nossa Senhora do Rosário. A noite também contou com surpresa do Coral Acordes Vocais e arrecadação de caixas de leite, que serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade.
A apresentação reuniu grandes obras da música mundial, com destaque para peças clássicas do Peru. Durante a execução de El Condor Pasa, de Daniel Alomia Robles e Marinera Norteña de San Miguel, o público pôde sentir a energia típica da cultura do país da América do Sul.
Entre as obras, aplausos de pé e lágrimas de um público impressionado com a qualidade técnica e artística do concerto. “Eu amei. A Prefeitura está de parabéns! Que Deus abençoe e que esse trabalho continue. Está maravilhoso”, disse Marina Rodrigues Muniz, do bairro Christiano Carvalho.
Para Adriana Raquel Pereira, moradora do Mais Parque, a noite foi uma grande oportunidade. “Maravilhoso. Lindo demais. O povo tem que prestigiar esses eventos”, afirmou.
Ativistas culturais e amantes das diversas expressões artísticas também estiveram presentes e elogiaram a apresentação e a iniciativa “Acho que é disso que precisamos. Nesse projeto de Estância Turística, acho que uma das necessidades é essa fruição cultural. Com essa intensificação de cultura e turismo a gente vai para outro patamar”, disse José Geraldo Rezende, ativista cultural.
Osmildo Andrade, carnavalesco, também ficou impressionado com o concerto da Orquestra Municipal. “Muito bom, maravilhosos mesmo. Muitas vezes as pessoas ficam esperando chegar algo de fora como São Paulo, quando na verdade temos grandes valores culturais na cidade. Uma ótima iniciativa de mostrar que temos grandes produtos culturais na cidade”, salientou.
Entre algumas execuções, o maestro Vilatte falou da orquestra e do trabalho realizado em Barretos, sobre o papel da música e os resultados do equipamento público. “A música é ferramenta para curar as pessoas e de transformar o mundo. Barretos tem essa orquestra maravilhosa que merece todo o nosso carinho e apoio. É maravilhoso ver esse grande público aqui”, disse.
A última apresentação contou com a participação surpresa do Coral Acordes Vocais, do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, na interpretação de Pomp and Circumstance March N.01, de Edward Elgar. Para a maestrina Angélica Amêndola de Oliveira, uma oportunidade para ficar na história. “Foi uma delícia, uma participação muito especial e uma experiência incrível para o coro”, contou.
Padre Costante Gualdi, reitor do Santuário Nossa Senhora do Rosário, agradeceu a oportunidade e elogiou a iniciativa e a adesão da população “Eu acho que foi uma honra ter escolhido o Santuário do Rosário. Realmente valeu a pena e, graças a Deus, nosso povo correspondeu. Tivemos a casa cheia e quero aproveitar para agradecer à prefeita, agradecer à administração e agradecer à Orquestra. Valeu a pena ter apreciado, valorizando esse tipo de concerto. Nosso povo gostou demais”, disse.
Para o secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio, a gente precisa honrar aquilo que é bom. “Nossa Orquestra é um equipamento que completa seu jubileu de prata e é público. Precisamos honrar esse trabalho tão bonito que está à disposição da nossa população”, finalizou.