Olimpia 24 Horas

OLIMPÍADA - Educação prepara professores e alunos para evento de Língua Portuguesa

Postado em: 25/03/2019

Alunos do 5º ano da rede pública municipal de ensino participarão, neste ano, de mais uma edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Organizada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), a OLP tem o objetivo de apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

A adesão de Olímpia é uma iniciativa da própria Secretaria de Educação com o propósito de que os professores se apropriem da metodologia da sequência didática para o ensino de gêneros textuais, articulando os eixos do ensino-aprendizagem em língua portuguesa: a leitura, a oralidade e a reflexão sobre a língua e a linguagem, praticando e compreendendo a função social da escrita. É o momento para os alunos aprenderem sobre um gênero textual e, consequentemente, aprimorarem a qualidade da escrita e aprofundarem o olhar sobre o lugar onde vive.

A Olimpíada prevê a realização de oficinas de produção de texto em diferentes modalidades, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, sendo que para as crianças de 5º ano, será trabalhado o gênero textual “poema”.

A competição é composta de diversas etapas, municipais, estaduais e regionais, até se chegar aos 32 estudantes vencedores na etapa nacional. O tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que visa estimular a reflexão sobre as realidades locais.

Nesta etapa inicial as orientações para os professores coordenadores e professores inscritos acontecem sob a responsabilidade da Coordenadora Técnico-Pedagógica Taíse Renata da Cruz. Até agosto, todo o conteúdo proposto deve ser trabalhado e cada escola deve selecionar um poema que irá representá-la na Etapa Municipal, em que a Secretaria Municipal de Educação organizará a Comissão Julgadora para escolher o poema que será enviado para a etapa estadual.

Nesta 6ª edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a homenageada. Outra novidade é com relação à premiação, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio um acervo para reforço da biblioteca.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais