Olimpia 24 Horas

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Olímpia seleciona trabalhos que representarão o município

Postado em: 06/09/2019

A Estância Turística de Olímpia está participando de mais uma edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país.

Com o tema “O lugar onde vivo”, a ação visa estimular a reflexão sobre as realidades locais e a aproximação do aluno com sua comunidade, estreitando laços e promovendo cidadania.

A OLP contempla estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, divididos por categorias, sendo “Poema” para o 5º ano do Fundamental, “Memórias Literárias” para os 6º e 7º anos, “Crônica” para os 8º e 9º anos, “Documentário” para os 1º e 2º anos do Ensino Médio e “Artigo de Opinião” para o 3º anos do Ensino Médio.

Em desenvolvimento desde março, a ação já passou pelas etapas iniciais de preparação e formação dos professores e elaboração dos trabalhos por cada escola que aderiu ao concurso. Agora, para concluir a Etapa Municipal, a Comissão Julgadora Municipal avaliou todas as propostas e selecionou os trabalhos que representarão cada categoria na Etapa Estadual.

A análise da Comissão foi realizada, na manhã desta quinta-feira (05), no auditório da secretaria de Educação, com a participação dos membros Ademir Antonio Minani, José Roberto Canôas e Tassio José Domingues de Carvalho Silva, que integram a Academia Olimpiense de Letras e possuem vasta experiência e conhecimento linguístico e acadêmico. Os julgadores foram recebidos pela secretária de Educação, Maristela Meniti, pela supervisora de Ensino, Maria Aparecida Pagliarini, e pela Coordenadora Técnico-Pedagógica, Taíse Renata da Cruz, que é responsável pelo acompanhamento da Olimpíada no município.

Ao todo, foram avaliados 24 trabalhos, sendo 10 poemas, 5 memórias literárias, 5 crônicas, 2 documentários e 2 artigos de opinião. Os classificados pela Comissão serão cadastrados no sistema da OLP para concorrer na Etapa Estadual, prevista para ocorrer entre os dias 26 de setembro e 11 de outubro.

A adesão de Olímpia foi uma iniciativa da própria secretaria de Educação e das escolas com o propósito de que os professores se apropriem da metodologia da sequência didática para o ensino de gêneros textuais, articulando os eixos do ensino-aprendizagem em língua portuguesa: a leitura, a oralidade e a reflexão sobre a língua e a linguagem, praticando e compreendendo a função social da escrita.

Organizada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), a 6ª OLP homenageia a premiada escritora mineira Conceição Evaristo. Este ano, a premiação será imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio um acervo para reforço da biblioteca.

Confira os trabalhados representantes de Olímpia em cada categoria:

POEMA

Número do texto: 396.395
Título: Um pequeno grande lugar
Escola: EMEB Santo Seno
Diretor(a): Silvana Cardoso Fernandes
Professor(a): Mônica Fabiana Perpétua Crepaldi André
Aluno(a)(s): Evelyn Vitória de Paula Ferreira


MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Número do texto: 403.492
Título: Plantação de boas lembranças
Escola: ANITA COSTA DONA
Diretor(a): Dulce Eliza Barbosa Berti Peres
Professor(a): Luciana Fatima de Souza
Aluno(a)(s): Ana Lígia Costa Peguim
 


CRÔNICA

Número do texto: 404.840
Título: Que ironia
Escola: Escola Estadual Dona Anita Costa
Diretor(a): Dulce Eliza Barbosa Berti Peres
Professor(a): Luciana Fatima de Souza
Aluno(a)(s): Victória Silva Serrano


DOCUMENTÁRIO

Número do texto: 421.736
Título: Vem pra Olímpia

Escola: Escola Estadual Professora Dalva Vieira Itavo 

Diretor(a): Suely Terezinha Vergamine Serrano

Professor(a): Luciana Ap. Donda
Aluno(a)(s): Júlia Facchini Barros, Kainã Roberto Simões e João Otávio Aguilar


ARTIGO DE OPINIÃO

Número do texto: 404.269
Título: Meu município, avanço para todos?
Escola: Escola Estadual Professora Dalva Vieira Itavo
Diretor(a): Suely Terezinha Vergamine Serrano

Professor(a): Yara Lúcia Moreira da Silva Rocha
Aluno(a)(s): Gabriel Lorensetti

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais