Olimpia 24 Horas

OLÍMPIA - Três projetos culturais são contemplados pelo Programa Estadual #JuntosPelaCultura

Postado em: 13/07/2021

A Estância Turística de Olímpia foi contemplada em três projetos realizados pelo Programa #JuntosPelaCultura, edição de 2021, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Regional.

O programa tem por objetivo promover o fomento e a difusão cultural que une estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolverem a cultura em todas as regiões do Estado.

Ao todo, foram 12 chamadas públicas, desenvolvidas em diversos segmentos, para a realização de transmissão gratuita de ações culturais pela plataforma de streaming #CulturaEmCasa.

O anúncio das cidades contempladas foi realizado na tarde desta terça-feira (13), pelo Governador João Doria, e o município participou com sete propostas, sendo que três projetos olimpienses foram selecionados nos editais culturais: Revelando SP Online, Tradição Online e Concurso de Viola Caipira. Juntas, as ações foram premiadas com cerca de R$ 30 mil. A cerimônia de premiação contou com a presença da secretária de Turismo e Cultura de Olímpia, Priscila Foresti, que representou o município no ato.

Ao todo, são 853 projetos selecionados no Estado, incluindo 524 de 161 prefeituras e 329 produtores culturais, com 9.600 artistas beneficiados, representando um investimento de mais de R$ 10,6 milhões.

“Nossa cidade tem um forte viés cultural devido ao folclore e também pela cultura sertaneja e os projetos contemplados valorizaram esses segmentos. Essa premiação vem para fortalecer a cultura popular e é uma grande conquista para nossa cidade, além de movimentar o setor artístico com o investimento de recursos”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Confira um breve resumo dos projetos olimpienses selecionados:

Revelando SP Online – Projeto: Máscaras de Bastiões

As máscaras utilizadas pelos Bastiões, também chamados de Fardados ou Palhaços, das Companhias de Reis, são construídas de maneira artesanal, coloridas e adornadas ricamente. As máscaras têm a função de esconder a identidade dos Fardados e com isso impedir que eles sejam reconhecidos pelos perseguidores do Menino Jesus. Alguns relatos míticos contam que os fardados representam soldados do Rei Herodes que, convertidos, tem a função de proteger a bandeira de Santos Reis, durante o seu giro anual.

Artesão: Nelson Gonçalves Marques (64 anos), começou a se interessar pela confecção de adereços e máscaras dos fardados de Santos Reis ainda criança, aprendeu sozinho e aprimorou a sua técnica, desenvolvendo uma estética própria, que se destaca entre os demais artesãos de Santos Reis de Olímpia.

Tradição Online – Projeto: Festas tradicionais de Olímpia

As Festas de Chegadas de Reis, em Olímpia, são celebrações quase centenárias. A cidade conta com doze Companhias de Reis que, anualmente, no mês de janeiro, realizam a sua festa em honra aos Santos Reis. As Companhias de Reis de Olímpia apresentam em sua formação instrumental um tipo de flauta característica, também chamada de gaita, que as distinguem das companhias observadas em outras regiões do sudeste brasileiro. Outra festa tradicional de Olímpia que será registrada será a Festa de Congado de São Benedito da família Ferreira.

Concurso de Viola Caipira – violeiro premiado Arlindo Silva Lima Júnior (Júnior da Viola)

Violeiro, instrumentista com mais de três décadas de experiência, Júnior da Viola já tocou as duplas Zico e Zeca e Liu e Leo, participou de festivais em cidades do interior do estado e já se apresentou no Viola Minha Viola, programa a TV Cultura, que foi comandado por Inezita Barroso.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais