Olimpia 24 Horas

OLÍMPIA-SP sediará Loyder unidade fabril produtora de fertilizantes especiais

Postado em: 30/08/2021

Loyder unidade fabril está em processo de construção na cidade de Olímpia- SP (sede) ao todo serão 10 unidades em território nacional.

Com equipamentos de última geração, a nova fábrica vai garantir agilidade e qualidade na produção de fertilizantes especiais e visa trazer mais divisas para a economia da região, abrir novos postos de trabalho, e com a sua construção, nesse primeiro momento, serão abertos 30 postos de trabalho. Serão vagas para as áreas de Manutenção, Logística, Laboratório, PCP e Produção.

Panorâmica processo de terraplanagem da nova fábrica da Loyder (unidade de negócios na Essere Group) em Olímpia. (Crédito: Divulgação, Essere Group)

Com equipamentos de última geração, a nova fábrica vai garantir agilidade e qualidade na produção de fertilizantes especiais Dos alimentos produzidos ao redor no mundo, 25% dependem do agro brasileiro. Além disso, a atividade agrícola brasileira utiliza apenas 8% das terras do país. Diante dessas constatações e do franco crescimento e potencial do agro nacional, a Loyder está alavancado a construção de sua nova fábrica equipada com equipamentos de última geração, inclusive a misturadora automatizada com capacidade de produtiva de 200 mil toneladas de fertilizantes NPK por ano.

O objetivo é servir ao agricultor que prima por inovações e busca melhor gerir sua lavoura, com o uso de fertilizantes que garantam maior rentabilidade no campo. Por tudo isso, a Loyder, indústria especializada em fertilizantes NPK (nitrogenados, fosfatados e potássicos) dá andamento ao seu vultoso projeto, cujo processo de terraplanagem, iniciado em abril deste ano, está em fase final. “A construção civil foi iniciada em junho e a previsão de conclusão é para junho de 2022”, revela Renato Miranda, que está coordenando o projeto e é Gerente Industrial no Essere Group, nova holding do agro nacional, onde a Loyder é uma de suas unidades de negócios. 

Processo de terraplanagem da nova fábrica da Loyder 2

Ainda de acordo com Renato Miranda, a nova unidade fabril da Loyder foi habilmente planejada em busca de se obter a máxima performance e servir de base para um projeto ainda mais completo e que vai chegar até os principais mercados do agro nacional. “Além da primeira unidade Loyder, em Olímpia, interior de São Paulo, cujo propósito é servir ao Estado de São Paulo, serão construídas mais nove unidades Loyder em território nacional, exatamente nesses mercados estratégicos do agro nacional até 2030, explica.

Loyder primeira unidades fabril em Olímpia/São Paulo (Crédito: Divulgação, Essere Group)

A nova fábrica contará com uma misturadora automatizada e de última geração, com capacidade de entregar um produto de qualidade, com capacidade de estocagem estática de 20 mil toneladas só na primeira fase de sua implementação. Vale destacar que a nova fábrica é fruto da união de expertises da Loyder, no desenvolvimento, na produção e comercialização de fertilizantes NPK, com a da Sackett, indústria pioneira no desenvolvimento de processos e sistemas, com projetos e fabricação de mais da metade das plantas de fertilizantes nos Estados Unidos e em diversos lugares ao redor do mundo, inclusive no Brasil. 

Luciano de Gissi, Diretor de Operações no Essere Group, destaca que a misturadora com capacidade de produção de até 200 mil toneladas por ano é um dos grandes diferenciais da nova fábrica da Loyder. “De modo a suprir uma demanda por alimentos cada vez maior, é natural que o produtor brasileiro necessite utilizar fertilizantes que possam tornar sua lavoura mais rentável. Para se ter uma ideia, o Brasil consome mais de 40 milhões de toneladas de fertilizantes por ano. Alinhada a esse cenário, a Loyder chega para suprir um mercado que só cresce, ano após ano”, observa Luciano de Gissi. 

A construção da primeira fábrica da Loyder teve um investimento na ordem de R$ 35 milhões.
Estima-se, portanto, que serão investidos R$ 350 milhões para a edificação das 10 novas fábricas em território nacional. Cada uma dessas fábricas terá capacidade de produção de 50 mil toneladas de fertilizantes NPK e, após serem instaladas, irão entregar um volume ao redor de 500 mil toneladas de fertilizantes, o que vai capturar uma participação mercadológica de 1% de um mercado total de 50 milhões de toneladas, previsto até 2030. O mercado de fertilizantes NPK no Brasil, em 2020, teve um volume comercializado na ordem de 40 milhões de toneladas. Até o final de 2021, estima-se a comercialização de 43 milhões de toneladas. É um mercado que cresce na ordem de 6% a 10% ao ano. 

Entenda o processo de gestão dos nutrientes no solo 

A gestão dos nutrientes no solo e a mensuração do grau de eficiência desses nutrientes estão entre os desafios do agricultor brasileiro, uma vez que ele se depara, no cotidiano de suas atividades, com várias problemáticas que afetam essa gestão, como alterações na aplicação dos fertilizantes no solo, gerando mau aproveitamento dos nutrientes; mau enraizamento e baixo arranque inicial dos cultivos; erros causados na distribuição dos fertilizantes que elevam o custo operacional de aplicação; problemas de empedramento e dificuldades de aplicação que são causados pela alta higroscopicidade dos fertilizantes nitrogenados e potássicos. 

Assim, o agricultor enfrenta as seguintes “dores”: perda de rentabilidade, sentimento de frustração e impotência por não conseguir gerir as ineficiências do uso de fertilizantes de solo, além do aumento no nível de cobrança por sustentabilidade e de produtividade. 

Torna-se primordial, portanto, ao agricultor sanar essas “dores” e solucionar os problemas. Ele precisa, ainda, diminuir ou eliminar a baixa eficiência dos fertilizantes fazendo uso de fertilizantes NPK; melhorar a aplicabilidade dos fertilizantes sem gerar desuniformidade, com uma fórmula de excelente escoabilidade, aumentar o enraizamento das culturas através de estímulos para maior aproveitamento dos nutrientes no solo, utilizar um fertilizante na medida certa para a maior expressão da produção com sua sustentabilidade. 

Pensando especificamente no uso dos nutrientes no solo, é ideal observar a seguinte dinâmica: na produção de determinada cultura é preciso adubar o solo e a forma tradicional de adubação é utilizar fontes de Nitrogênio, Fósforo e Potássio, encontradas no fertilizante NPK. Quando se faz um processo de adubação com esses macronutrientes, configura-se parte da suplementação das necessidades nutricionais que a planta precisa. 

Os quatro passos principais da tecnologia de misturas de fertilizantes NPK 
As principais matérias-primas (as fontes de fertilizantes NPK) são estocadas em silos de armazenagem direcionados para materiais a granel; É feita a pesagem de cada matéria-prima utilizada na produção do fertilizante de forma automatizada, ou seja, o sistema vai dosando as matérias-primas de acordo com o que foi programado (trata-se do chamado Sistema Supervisório); O fertilizante será submetido a um processo de revestimento (tratamento); Feito isso, o volume de fertilizantes produzido será ensacado em bags, big bags ou em sacas de 50 kg e 25 kg.
(Fonte: Blog da Joilda Gomes News/São José do Rio Preto)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais