Olimpia 24 Horas

OLÍMPIA - Simulado prepara profissionais para atendimento de ocorrências com múltiplas vítimas

Postado em: 05/12/2018

Na manhã da sexta-feira, 30 de novembro, a Santa Casa de Misericórdia de Olímpia realizou, no Recinto do Folclore, o 1° Simulado de Atendimento a Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas. A atividade foi uma uma ação conjunta de capacitação entre a própria instituição, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prodem, Instituto Educacional de Severínia (IES), Unimed, HB Saúde e Grupo de Brigadistas da Tereos.

Profissionais olimpienses envolvidos na operação muito bem sucedida

A atuação simulou um incidente envolvendo múltiplas vítimas com variados graus de criticidade e necessidade de atendimentos diversos a fim de colocar em prática o Plano de Atendimento a Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas, elaborado pela Santa Casa de Olímpia em parceria com as Instituições envolvidas, que possibilita atendimento pré-hospitalar de classificação das vítimas pelo método START, realizado conforme protocolo do Corpo de Bombeiros e SAMU.

Os "Anjos de Azul" do SAMU de Olímpia

O método de triagem objetiva organizar o atendimento com intuito de salvar o maior número de vítimas possíveis, organizando assim o socorro e a remoção das vítimas, através de uma classificação por meio de cores: Vermelha (atendimento imediato), para vítimas com ferimentos graves, mas com chance de sobrevida; Amarela (pode aguardar), para vítimas com ferimentos moderados e que podem aguardar atendimento sem risco iminente de morte; Verde (leve), para vítimas com ferimentos mínimos, que podem ajudar outras vítimas mais debilitadas; e Cinza (mortos).

Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento, onde foram atendidas conforme as necessidades e conduzidas para a Santa Casa, de acordo com a gravidade. Ao chegar, as vítimas foram direcionadas para os locais determinados (Centro Cirúrgico, UTI e sala de atendimento) conforme já definido no Plano.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o simulado teve como intuito demonstrar como o trabalho conjunto deve ser realizado para salvar o maior número de vidas.

“Fizemos uma simulação que envolveu vítimas de gravidades diversas. Agora vamos analisar o que fizemos com excelência e o que precisamos melhorar para oferecer mais qualidade nos atendimentos”, explica o Secretário.

Para a provedora da Santa Casa, Luzia Cristina Contim, o objetivo agora é avaliar os procedimentos, as condutas e os resultados, buscando adequar, aprimorar e qualificar os fluxos e os atendimentos em todos os níveis de assistência.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais