Olimpia 24 Horas

OLÍMPIA inaugura Monumento de Nikki, no Vale do Turismo, em Homenagem à Olympia da Grécia

Postado em: 23/08/2021

Na manhã deste domingo (22) em Olímpia, o prefeito Fernando Cunha, recebeu o cônsul geral da Grécia, Stylianos Hourmouziadis, para a homenagem de irmanação com Olympia Antiga, da Grécia, momento em que foi inaugurado na Avenida Benatti o monumento à Deusa Nikki, Deusa da Vitória.



No evento que reuniu olimpienses e lideranças de toda a região, também marcaram presença o ex-Senador e ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB/SP), o deputado federal olimpiense Geninho Zuliani (DEM/SP), o Prof. Drº. da UNIFESP, Acary Bulle Oliveira, o vice-prefeito Dr. Fábio Martinez, o secretário de Governo, Dr. Edilson De Nadai e o presidente da Câmara Municipal de Olímpia, José Roberto Pimenta (Zé Kokão), além de vereadores e convidados. (Fotos Julião Pitbull/Olimpia24horas)

Durante o evento em Olímpia (SP) mensagens foram recebidas de autoridades da co-irmã Olympia na Grécia já que a transmissão foi acompanhada de forma virtual pelo prefeito da cidade, Georgios Georgiopoulos, lideranças políticas e membros da comunidade grega. Veja abaixo a mensagem do Prefeito de Olympía/Grécia. 


VALORIZAÇÃO DOS LAÇOS CULTURAIS E FRATERNOS ENTRE OS POVOS

A Estância Turística de Olímpia é a primeira cidade coirmã da Olympia Antiga, na Grécia, a edificar um monumento em homenagem à irmanação. O ato visa valorizar os laços culturais e fraternos entre os povos e atende ainda à Declaração da Irmanação, assinada por Olímpia, se comprometendo a difundir e fomentar os ideais olímpicos de amizade, paz e fraternidade entre as nações.

O projeto arquitetônico idealizado no Vale do Turismo, que é a região turística que mais cresce do município, contempla uma praça com paisagismo característico da Grécia, tendo como objeto central a Estátua da Deusa Nikki, com cerca de 8 metros de altura, no total. O local conta ainda com uma Pira Olímpica, tendo em vista que a cidade coirmã é berço dos Jogos Olímpicos.


DEUSA NIKKI, DA VITÓRIA

O monumento contemporâneo da Deusa Nikki, conhecida como a Deusa da Vitória, foi esculpido, na época de 420 A.C. e a obra original ocupa uma sala especial do Museu Arqueológico da Antiga Olympia. A simbologia diz que a Deusa Nikki desce dos céus e toca seu pé esquerdo sobre a cabeça do ser humano que conquista uma vitória.

Desde 2004, quando os Jogos Olímpicos foram celebrados em Atenas, sua imagem vem sendo cunhada nas medalhas de ouro, prata e bronze das Olimpíadas.

A estátua edificada na Estância Turística de Olímpia, a pedido do prefeito Fernando Cunha, é uma réplica da imagem original autorizada pela municipalidade grega, executada pelo conceituado artista plástico, Romildo Cardozo.

O projeto do espaço foi elaborado pelo arquiteto da Secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Sérgio Oliveira da Silva Carvalho, com supervisão do secretário da pasta, Leandro Gallina.


OLIMPIA (SP) E OLYMPIA NA GRÉCIA SÃO CIDADES COIRMÃS

Olímpia se tornou cidade coirmã da Olympia da Grécia em 10 de junho de 2019, com a proposta oficial apresentada pelo prefeito Fernando Cunha e intermediada pelo embaixador do Brasil na Grécia, Cesario Melantonio Neto, com apoio do então ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes. (Veja abaixo vídeo sobre a cidade Olýmpia na Grécia produzido pelo Canal Destinos)

Na data, a solenidade contou com a presença dos representantes olimpienses, Edilson De Nadai, atual secretário municipal de Governo, e a turismóloga, Cristina Prado, além do neurologista e professor da Universidade Federal de São Paulo, Prof. Dr. Acary Bulle Oliveira, que apoiou o processo de geminação, com o objetivo de transformar a cidade em um território para promoção da saúde integrada, unindo corpo, mente, arte, cultura e espiritualidade.

QUER SABER MAIS SOBRE OLÝMPIA NA GRÉCIA? CLIQUE NO LINK ABAIXO:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ol%C3%ADmpia


MESTRE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETE, FAUSTO GIANNECCHINI, ACENDEU A PIRA

Após os discursos, inclusive do prefeito de Olympia da Grécia, em vídeo, e do Cônsul Geral, em português e em grego, um momento emocionante: o acendimento da Pira Olímpica, pelo atleta olimpiense Fausto Giannecchini, ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete, nas décadas de 70 e 80, considerado uma lenda do basquete brasileiro. (Veja o atleta Fausto Gianecchini acende a pira olímpica)

O esportista veio acompanhado da equipe antiga do basquete de Olímpia e jovens do projeto de iniciação esportiva da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.


A DEUSA NIKKI

No final, ao som do saxofonista Jairo Barbosa Carvalho, foi  executado o Hino à Olímpia enquanto era mostrada a todos os presentes o monumento Estátua da Deusa Nikki, e o descerramento da placa inaugural da nova praça que fica localizada na rotatória em frente o Solar da Águas, considerado o maior Resort do Brasil e que em breve será inaugurado com presença confirmada do Governador de São Paulo, João Dória. ((Da Redação com Diário de Olímpia - Fotos Julião Pitbull/Olimpia24horas)

VEJA O VÍDEO DA TRANSMISSÃO COMPLETA DO EVENTO EM OLÍMPIA, SÃO PAULO, BRASIL

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais