Olimpia 24 Horas

OLÍMPIA-Com nota 9.2 cidade está entre as 15 cidades com maior transparência pública do Estado

Postado em: 17/03/2021

A Estância Turística de Olímpia é uma das cidades com melhor nota de Transparência Pública em todo o Estado de São Paulo e uma das maiores de toda a região. O dado é do ranking Escala Brasil Transparente (EBT), realizado pela Controladoria Geral da União e divulgado no início desta semana.

A EBT é uma metodologia que avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI), com o objetivo de aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação pelos cidadãos, até mesmo na internet. A pesquisa considera os dados referentes ao ano de 2020.

Segundo a classificação, que avaliou municípios brasileiros acima de 50 mil habitantes, Olímpia obteve nota 9.2, num total de 10. O bom desempenho coloca a cidade em 14º lugar em todo o Estado de São Paulo e 105º lugar no ranking nacional.

Na região, a avaliação foi ainda mais significativa, tendo em vista que Olímpia só ficou atrás de Votuporanga, que obteve nota 9.48, superando cidades como São José do Rio Preto (9.05), Penápolis (8.31), Araçatuba (7.01), Barretos (6.79), Fernandópolis (6.55), Bebedouro (5.92), Mirassol (5.58) e Catanduva (4.18).

A avaliação leva em conta aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, remuneração dos servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, serviço de informação ao cidadão, entre outras.

“Vemos este resultado de maneira muito positiva, tendo em vista que a transparência sempre foi um dos pilares de nossa gestão. Atendemos grande parte dos requisitos avaliados pela Controladoria Geral da União e a pesquisa nos dá também parâmetros para melhorarmos ainda mais o acesso às informações públicas. Nosso compromisso continuará sendo o de estar a serviço da população”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

A avaliação completa pode ser acessada no portal da Controladoria Geral da Uniãohttps://mbt.cgu.gov.br/publico/home 

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais