Olimpia 24 Horas

Obras da Estação de Tratamento de Esgotos seguem em ritmo acelerado graças ao Governador

Postado em: 20/06/2018

O esgoto 100% tratado da Estância Turística de Olímpia está mais próximo de se tornar realidade. Isso porque as obras da Estação de Tratamento de Esgoto seguem em ritmo acelerado, após empenho do prefeito Fernando Cunha para entregar uma das maiores obras de saneamento da história do município, com apoio do governador do Estado de São Paulo, Márcio França.

Junto aos trabalhos, já está sendo realizada a construção do emissário, que terá 2.500 metros e será interligado até a ETE. Para chegar até a estação, o emissário irá atravessar a Rodovia Assis Chateaubriand, mas de forma não destrutiva, ou seja, a tubulação irá cruzar por baixo da rodovia. Nesta semana a ETC – Empreendimentos, Tecnologia e Construção Ltda, empresa responsável pela execução da obra, deu início na limpeza, topografia e escavação para assentar a tubulação. O emissário está sendo implantado no prolongamento da Avenida Benatti.

A obra da Estação de Tratamento de Esgoto, que começou em 2011 e estava paralisada desde 2014, faz parte do Programa Água Limpa, do Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica. Em janeiro, depois de muito trabalho, o prefeito Fernando Cunha assinou um aditamento ao convênio que liberou mais de R$ 16,5 milhões em recursos estaduais para a retomada das obras.

De acordo com a secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura do município, estão concluídos na parte de obra civil o Centro de Treinamento e Administração, estrutura da caixa de areia e peneiramento, reator 1, filtros 1 e 2, os decantadores 1 e 2 e a câmara de contato, totalizando 60% da obra.

O objetivo do equipamento é implantar infraestrutura para o tratamento da totalidade de esgoto da cidade. Após sua conclusão, a Estação de Tratamento de Esgoto será suficiente para atender a uma população estimada de 61 mil habitantes. Hoje, o município conta com a Estação Compacta de Tratamento de Esgoto “Córrego dos Pretos”, localizada no Jardim Santa Fé e que trata apenas 22,8% do esgoto da cidade.

A expectativa é de que no próximo ano a ETE esteja em pleno funcionamento.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais