Olimpia 24 Horas

O FOLCLORE NA MODERNIDADE será tema do III Simpósio de Estudos Etnomusicológicos de Olímpia

Postado em: 20/07/2017

O 53º Festival do Folclore de Olímpia receberá na sexta-feira, dia 11 de agosto, o III Simpósio de Estudos Etnomusicológicos de Olímpia, com o tema “O Folclore na Modernidade”. O evento científico, que começa às 8h30, tem por objetivo trazer todas as pessoas envolvidas e que se interessam pelo Fefol para debater questões relacionadas ao tema. O evento é gratuito e as inscrições serão feitas no local do evento, no Espaço da Cultura (antiga barraca da Apae), no Recinto do Folclore.

O professor Estevão Amaro dos Reis (a esquerda), organizador do evento, que é Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

A proposta é apresentar as novas perspectivas de estudos, os novos meios que estão sendo utilizados para se pensar o folclore, sob a luz da etnomusicologia. “Etnomusicologia é um campo de estudos que tenta compreender por que as pessoas, em qualquer que seja a época ou local, fazem música. Por que o ser humano se preocupa em produzir algo para que se possa tocar, cantar e dançar”, explica o olimpiense Estevão Amaro dos Reis, organizador do evento, que é Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

“Hoje a etnomusicologia abrange os estudos de folclore. Então, a ideia é a de que as discussões ocorridas nas conferências e nas mesas temáticas possam contribuir para se pensar o folclore, de modo geral (sob a luz da etnomusicologia) e, a partir daí, de modo específico, pensar o próprio Festival do Folclore de Olímpia”, completa Estevão.

O Simpósio de Estudos Etnomusicológicos de Olímpia está em sua terceira edição e é um desdobramento do Círculo de Palestras em Etnomusicologia, idealizado por Estevão, em 2014, durante a 50ª edição do Fefol. “A repercussão das edições anteriores foi muito positiva, inclusive nos círculos acadêmicos. O que estamos discutindo em Olímpia nestes anos de realização do Simpósio está em sintonia com as principais teorias que estão sendo desenvolvidas sobre o tema, não só no Brasil, como no mundo. Inclusive, já tivemos palestrantes internacionais participando de edições anteriores”, conta o professor olimpiense.

O evento, que reúne pesquisadores de algumas das mais importantes universidades do Brasil e do exterior, é aberto a todas as pessoas interessadas nos temas do folclore como professores, pesquisadores, profissionais e estudantes ligados às áreas de Artes, Música, Turismo e Educação, Mestres e integrantes de grupos folclóricos.


OFICINA

Além da parte de discussão mais teórica, o Simpósio trará uma oficina ministrada por pesquisadores de excelência em sua área. Este ano, o projeto abordará a construção de um instrumento musical, um tipo de flauta utilizada pelas Bandas de Pífano no nordeste brasileiro e pelas Bandas de Taquara, de Minas Gerais. O curso será realizado no sábado, dia 12, das 13h às 16 horas.

Os alunos vão aprender a confeccionar o instrumento, ter início do processo de aprendizado de como tocar e aprender a dança executada por estas bandas. Um dos objetivos da oficina é fornecer mais uma ferramenta para os professores (e demais interessados) que já trabalham, ou que queiram trabalham com o folclore em sala de aula. Para a oficina, o número limite de inscrições é de 25 pessoas.


PROGRAMAÇÃO GERAL

Sexta-feira – 11/08

8h30 – Recepção e credenciamento

9h30 – Sessão de Abertura

10h – Conferência de Abertura

11h – Pílulas musicais (Pocket Show) com artistas de Olímpia e grupos presentes no Festival

12h – Almoço

14h – Mesa temática (pesquisadores convidados)

16h – Pílulas musicais (Pocket Show) artistas de Olímpia e grupos presentes no FEFOL


Sábado – 12/08

13h à 16h – Oficina de construção de instrumentos

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais