Olimpia 24 Horas

NOVAS OPORTUNIDADES DE TRABALHO - Trabalho temporário e Coronavírus

Postado em: 23/03/2020

Diante das preocupações com o COVID-19, mercado de trabalho amplia a contratação em caráter temporário em diversos setores.

Pandemia de Coronavírus (Covid-19) é também momento de oportunidade para o Trabalho Temporário. Empregadores de diversos setores buscam a contratação de mão de obra temporária para atender demandas urgentes e emergenciais. Esse movimento é facilmente observado especialmente na indústria e na prestação de serviços.

Fabricantes de álcool gel, fabricantes de máscaras protetoras e de remédios já ampliaram seus quadros e estão trabalhando em ritmo frenético para atender uma demanda global a procura de seus produtos. Em Ibaté (SP), uma indústria de álcool gel está trabalhando 24 horas/dia utilizando novas contratações, a grande maioria por meio de contratos temporários.

Na saúde, a necessidade de ampliar o quadro de profissionais para atendimento ao público é uma realidade. Nos últimos dias, o Ministério da Saúde reforçou a capacidade assistencial da Atenção Primária durante o período de grande emergência do coronavírus, abrindo mais de 5,8 mil vagas em caráter temporário para médicos com CRM brasileiro. O objetivo é alcançar 40 milhões de brasileiros.

Nesse contexto, os empresários estão ancorados na Lei 6.019/74 que regula o trabalho temporário. É um mecanismo de atendimento às necessidades oriundas de um fator imprevisível, como é o caso da pandemia do Covid-19. "Estamos num momento em que essa demanda complementar de serviços exige um esforço de todos. A contratação temporária é a alternativa eficaz, já que permite ao empregador utilizar da substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços", explica o vice-presidente da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) e presidente da Employer, Marcos de Abreu.

Segundo Abreu, outro setor beneficiado com as contratações temporárias é o agronegócio, que viu demanda subir 18% neste mês, em relação ao mesmo período em 2019. "Com o afastamento dos empregados em zona de riscos o Trabalho Temporário ganhou a vaga de substituição", destaca.

Outro aspecto positivo da contratação temporária no atual cenário está nos casos de afastamento de diversos empregados ao mesmo tempo, o empregador pode vir a substituir toda a mão de obra com a contratação temporária.


Employer - Tudo do RH
Uma das maiores empresas de RH do Brasil, a Employer possui mais de 30 filiais pelo país. A empresa que tem origem em Curitiba/PR atende às maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH. Atualmente, a Employer possui uma grande cartela de clientes na área de agronegócio, além de serviços exclusivos para a coleta de dados no cálculo da remuneração variável. Saiba mais em: http://www.employer.com.br

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais