Olimpia 24 Horas

NORTH SHOPPING - Fatos históricos marcantes na advocacia são lembrados na exposição da OAB

Postado em: 03/08/2022

Aberta à visitação, gratuitamente, até o dia 31 de agosto, no Espaço de Eventos, em frente a Duvallê Café do North Shopping Barretos, a exposição “OAB Barretos: História, Advocacia e Cidadania 90 anos da 7ª Subseção” traz imagens e textos da história de 90 da instituição e de sua sede na cidade. 

A autora da pesquisa que resultou nos painéis expostos, a historiadora Karla Armani, esteve na abertura da mostra ao público, na última segunda-feira, acompanhada de diretores da 7ª Subseção, e do advogado dr. Luiz Manoel Gomes Junior, apoiador cultural, com exclusividade, do trabalho exposto.

“É importante, nesse momento, resgatarmos a história, especialmente a história da OAB, uma entidade que tanto colaborou para defesa da nossa democracia. A história da 7ª Subseção se confunde com a OAB da capital paulista, consequentemente, com a história do Brasil, e deve ser lembrada por todos”, afirmou dr. Luiz Manoel.

Os painéis da mostra apresentam importantes recortes históricos que compõem a trajetória das nove décadas da OAB Barretos, como: a participação da advocacia nas Diretas Já, na Constituinte, fotos da primeira advogada barretense, as Eleições, as diretorias e os presidentes e as presidentes que passaram pela 7ª Subseção, entre outros acontecimentos.

“É importante sabermos sobre a história da OAB, pois tudo que vivemos hoje é decorrente desta história. Muitos fatos marcantes do país aconteceram nesses 90 anos, e a OAB sempre esteve atuante em Barretos e em toda a região. Nós somos a 7ª Subseção, que nasceu no mesmo ano e no mesmo mês da Subseção São Paulo, sendo Barretos um fruto do reconhecimento daquela época, 1932, o que demostra a importância desta região para o cenário estadual e nacional desde sempre”, explicou dra. Arany L’Apiccirella, presidente da OAB Barretos.

Segundo a historiadora e responsável por todas as pesquisas da mostra, “visitar a exposição é conhecer sobre história da nossa cidade e do país,  nessa linha do tempo a 7ª Subseção é uma instituição que passou por diversos períodos históricos do Brasil, inclusive a oscilação entre democracia e ditadura, e a Ordem dos Advogados do Brasil sempre se manteve firme e em posição a favor da democracia, então é muito válido que as pessoas visitem a mostra, leiam os painéis, entendam, e exerçam a sua cidadania”, finalizou Armani.

A exposição e a programação comemorativa dos 90 anos da OAB7ª Subseção Barretos são realizadas pela Comissão de Cultura e Eventos, coordenada pela dra. Leticia de Oliveira Catani Ferreira, e pela Comissão de Comunicação e Marketing, coordenada pelo dr. Danilo Henrique Nunes.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais