Olimpia 24 Horas

NARCÓTICOS ANÔNIMOS - Reuniões, direção, frequência, apadrinhamento, religião e financiadores

Postado em: 22/06/2017

O QUE ACONTECE NAS REUNIÕES DE NA?

O que é mais provável que você encontre em uma reunião de NA (Narcóticos Anônimos) é um grupo de membros falando abertamente sobre os sucessos e os esforços para viver sem drogas. Os membros muitas vezes partilham sobre enfrentar os desafios da vida normal e como eles têm tentado fazer isso através da prática dos princípios encontrados nos Doze Passos. Membros de NA interagem com frequência, antes e depois das reuniões e, em muitas comunidades, cumprimentam-se uns aos outros com abraços. As reuniões de NA dão aos membros uma oportunidade de criar relacionamentos com outros adictos em recuperação e a desenvolver um senso de comunidade. Esses relacionamentos são fundamentais para ajudar os membros a se sentirem apoiados no seu novo estilo de vida. Reuniões de NA são normalmente conduzidas por um membro que atua como coordenador. Muitos grupos presenteiam chaveiros para comemorar conquistas de tempo limpo na recuperação. A melhor maneira de descobrir o que acontece em uma reunião é indo a uma em sua área. Reuniões “abertas” de NA acolhem amigos, familiares e membros da comunidade, enquanto que reuniões “fechadas” são apenas para adictos. A lista de grupos de NA local ou a Linha de Ajuda normalmente indicam quais reuniões são abertas e quais são fechadas. 

QUEM DIRIGE AS REUNIÕES DE NA? 

NA é um programa de doze passos de adictos em recuperação; os membros não são profissionais na área de dependência de drogas. Os grupos de NA são dirigidos por membros de NA e é comum que os membros tenham responsabilidades de serviços específicos no grupo de NA local (como organizar as cadeiras, fazer café, ou recolher as contribuições dos membros). Muitas vezes, essas responsabilidades significam um maior compromisso para frequentar regularmente aquela reunião de NA específica. 

FREQUÊNCIA NAS REUNIÕES 

Os membros de NA dizem que a frequência regular às reuniões os ajuda a se manterem limpos e a se sentirem conectados à irmandade e ao programa de NA. A literatura de NA sugere que os recém-chegados participem durante 90 dias, de 90 reuniões, quando possível, e então manter a frequência em reuniões regulares. Muitos membros jovens têm dito que serem restringidos em sua participação nas reuniões pode prejudicar seu processo de recuperação. Para a recuperação de um adicto, isso pode ser o equivalente a ser proibido de ir à escola ou de se tratar de uma doença. A recuperação envolve a criação de novos relacionamentos saudáveis e isso geralmente começa em reuniões de NA. Esses relacionamentos são uma parte importante de atingir a abstinência de drogas e aprender a viver uma nova maneira de viver. 

APADRINHAMENTO EM NA 

Um padrinho é uma parte integrante do programa de um adicto em recuperação. Um padrinho é um membro de NA mais experiente que ajuda um recém-chegado, partilhando a sua experiência em manter-se limpo e orientando o afilhado na prática dos Doze Passos. Um padrinho não é pago e não é um conselheiro ou um profissional. O padrinho também não é responsável pela recuperação de um afilhado ou por sua capacidade de se manter limpo. No entanto, essa relação é uma parte vital de como adictos aprendem a viver sem usar drogas. Alguns jovens em NA descobriram que organizar uma reunião entre seus padrinhos e seus pais pode ajudar os pais a se sentirem mais confortáveis com esse novo relacionamento. Contudo, o apadrinhamento é construído em base de confiança e confidencialidade, e pedir para que um padrinho fale informações que seu filho partilhou pode ameaçar a base dessa relação. Para mais informações sobre apadrinhamento em NA, veja o folheto informativo nº 11 (IP nº 11) ou o nosso livro Apadrinhamento. 

COMO NA É FINANCIADO? 

NA é autossustentado através das contribuições dos membros. Aqueles que podem, contribuem com uma pequena quantia de dinheiro para ajudar a manter reuniões de NA em andamento. Esse dinheiro ajuda a pagar espaço para reuniões, café e literatura de NA. A Literatura de NA geralmente pode ser comprada nas reuniões, embora alguns itens de nossa literatura sejam fornecidos gratuitamente. 

NA AFASTARÁ MEU FILHO DA RELIGIÃO DA FAMÍLIA?

NA é um programa espiritual e não endossa nem se opõe a qualquer religião. O “programa espiritual” de NA é simplesmente a aplicação prática de princípios como honestidade e gratidão, na vida diária. NA não está em concorrência ou conflito com a religião, NA não obriga seus membros a serem religiosos. Em muitos casos, NA complementa quaisquer crenças existentes, religiosas ou espirituais.


Só por hoje: Vou deitar abaixo as minhas muralhas pessoais e dar a mão a outros. Vou deixar que o meu coração sinta a liberdade de amar e de ser amado.

GRUPO ESPERANÇA
AV. CONSTITUCIONALISTA DE 32, S/N (CRAS I ) SANTA IFIGÊNIA
REUNIÕES: SEGUNDA, QUARTA, SEXTA E SABADO DAS 20:00 AS 22:00 
QUINTA DAS 16:00 AS 17:00
LINHA DE AJUDA: (17)981709561

http://www.na.org.br/

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais