Olimpia 24 Horas

MUNDO DIGITAL - Os maiores aliados de um empreendedor ONLINE

Postado em: 29/10/2019

Criar uma empresa era mais complexo nos tempos antigos, antes de o mundo digital e as lógicas tecnológicas revolucionarem todas as estruturas laborais e sociais.



Ainda assim, com a chegada da chamada geração Millennial e das novas formas de comunicação, tornou-se mais simples fazer com que uma ideia empreendedora ganhasse forma e se tornasse concreta nos meandros da Internet. Hoje, mais do que alguma vez tinha acontecido no decurso da história do mundo, é simples criar uma empresa e divulgá-la sem precisar de passar por processos burocráticos complexos ou fazer um investimento inicial muito avultado.

Claro que, com toda a facilidade do mundo atual para criar uma empresa, se assistiuao aumento no número de empreendedores e de negócios a despontar e a tentar a suasorte. Isto significa que, apesar de existir uma maior facilidade na criação de espaços de e-commerce, existe uma maior dificuldade na diferenciação de uma marca face às demais e é mais desafiante ultrapassar as lógicas da concorrência.

Neste processo, alguns elementos da gestão da marca e da criação da sua identidade tornam-se mais importantes do que nunca, para permitir que um negócio consiga definir um lugar estruturado e visível, mesmo perante a saturação dos mercados digitais.
 
O mundo online não deixa, no entanto, de oferecer ajuda para a sua loja online, criando estruturas que permitem a estruturação de marcas mais sólidas e com melhor potencial de sucesso no meio digital.
Das caraterísticas identitárias, passando pela análise dos públicos e chegando às formas como gere – em efetivo – uma empresa desteteor, é possível encontrar a ajuda certas em sair do computador.
Venha conhecer algumas das ferramentas que estão disponíveis para ajudar a transformar a sua ideia de negócio numa loja online com verdadeiro êxito.

1. Criar umaidentidade sólida recorrendoàsferramentas online

A criação de uma identidade sólida é muito importante para garantir que uma marca obtém o merecido sucesso.

Falar em identidade, quando se fala de empresas, é fundamentalmente falar dos aspetos que definem a mesma e que são visíveis para os seus potenciais públicos.

Os principais aspetos da identidade de uma marca serão, por isso, o seu nome, o seu logotipo e o seu slogan; sendo estes definidores da sua existência, da sua imagem e dos seus valores e princípios.
Usualmente, em tempos idos, a criação de todos estes elementos dependia fortemente da contratação de criativos que conseguissem colocar, em elementos de reduzida dimensão, a infinidade de questões que permeiam a construção da marca: os produtos que comercializa, o público a que se dirige, as intenções e princípios que regem a marca e muitas outras caraterísticas que definem a existência de um negócio.

As novas lógicas digitais facilitam, hoje, este processo, ao permitir que se aceda a ferramentas específicas para a criação dos principais elementos da identidade da marca. Estas ferramentas conseguem criar, a partir de palavras-chave específicas, elementos de identidade originais, adequados aos seus gostos e que não descuram questões práticas, como a existência de domínios correspondentes no meio da Internet.

2. A gestão com o apoio de ferramentasdigitais

Hoje em dia, também podemos encontrar na Internet ferramentas que permitem melhorar a gestão do tempo dos empresários que criam lojas online.

O e-commerce, como bem sabemos, depende hoje da divulgação. Meios como as redes sociais e os anúncios da Internet permitem que se faça uma exposição mais assertiva sobre os produtos comercializados e os valores de uma marca mas, ainda assim, implicam que se gaste tempo na criação dos conteúdos essenciais. Isto faz com que, para muitas pessoas, se torne complexa a gestão de todos os aspetos relativos à sua empresa.

As ferramentas disponíveis online seguem várias lógicas de mercado mas, em alguns casos, estratégias como o Dropshipping permitem que se deleguem partes da gestão da empresa para aliados competentes. No caso mencionado, é possível iniciar uma empresa sempre ocupações quanto ao stock e o armazenamento (reduzindo assim, também, o investimento financeiro inicial) e delegar por completo todos os aspetos relacionados com a gestão logística da loja online.

Isto permite que o empreendedor possa dedicar mais tempo e atenção a outros aspetos da difusão da sua empresa digital.

3. Análise de públicos e de tráfegocom as ferramentas online

Para que uma empresa tenha sucesso é muito importante que os conteúdos criados, além de serem de qualidade, se dirijam especificamente aos seus públicos.

Conhecer os públicos é cada vez mais simples, hoje em dia, graças às ferramentas que permitem o cálculo do tráfego e a análise específica das pessoas que visitam as páginas, que interagem com os conteúdos e que partilham a publicações.

Saber o sexo, a faixa etária e os interesses de quem contacta com a marca pode ajudar a criar formas de marketing que melhor se adequem ao cenário efetivo da atualidade.

Esta é outra das atividades que é, agora, muito facilitada pelas estruturas digitais.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais