Olimpia 24 Horas

MORCEGOS - Vigilância Sanitária orienta moradores sobre como proceder com animal

Postado em: 18/01/2019

Com intuito de instruir a população, a divisão de Vigilância em Saúde, por meio do setor de Vigilância Sanitária, orienta os moradores da Estância Turística de Olímpia, sobre a maneira correta de proceder em caso encontrar morcegos caídos ou com sinais de paralisia nas residências.

A Vigilância Sanitária destaca que morcegos em situações atípicas e com comportamento anormal, isto é, encontrados durante o dia, caídos imóveis ou agressivos são considerados suspeitos de estarem infectados pelo vírus da raiva, não devendo ser manipulados diretamente. Se o morcego estiver caído no chão, é necessário colocar sobre o mesmo um pano ou balde para imobilizá-lo e solicitar a presença de um profissional da área. É importante nunca tocar com as mãos morcegos vivos ou mortos, pois todas as espécies mordem e podem estar infectadas.

Vale ressaltar ainda que esses animais encontram na área urbana grande quantidades de alimentos, o que favorece o aumento da infestação e a instalação de colônias na cidade. A grande maioria dos morcegos encontrados alimenta-se de insetos, mas também há uma pequena quantidade que se alimentam de frutas. Essas espécies não atacam as pessoas e os acidentes somente ocorrerão se houver manipulação inadequada.

Quando detectada a presença de morcegos utilizando alguma área da residência como abrigo é orientado efetuar o desalojamento dos animais, sem a necessidade de exterminar a colônia. Para tanto, se faz necessário providenciar a vedação do acesso ao abrigo por frestas ou quaisquer espaços existentes, seguindo os seguintes passos:

1. Localizar onde os morcegos estão através dos ruídos, chiados e odores causados pelo acúmulo de fezes e urina;

2. Procurar os locais utilizados como entrada e saída do abrigo observando, no horário de saída dos morcegos (ao entardecer);

3. Vedar definitivamente os espaços e frestas ao redor do local utilizado como saída pelos morcegos. Após este procedimento, aguardar a saída dos animais do referido abrigo;

4. Após a evasão dos morcegos, vedar provisoriamente a saída, utilizando jornais, espumas ou panos;

5. No dia seguinte, antes de escurecer, retirar esta vedação para permitir a saída dos indivíduos que não saíram na noite anterior;

6. Fechar novamente e no dia seguinte, proceder a vedação definitiva do local com material adequado (cimento, areia, tela, massa plástica) e

7. Evitar a vedação dos abrigos no período de reprodução dos morcegos (primavera/verão), pois há o risco de permanência e morte dos filhotes nestes locais.

Caso o morador encontre um morcego em situações atípicas, deve informar imediatamente o serviço de Vigilância Sanitária pelo contato (17) 3279-1400, ramal 230 para solicitar a retirada.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais